Versículo: “Esta é uma afirmação digna de confiança, e todos devem aceitá-lo: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, e eu sou o pior de todos.” 1 Timóteo 1:15
Aplicação: O plano de Deus sempre foi se relacionar com o homem, a melhor de suas criaturas. E isso ocorria constantemente no Éden.
Ocorre que o Adão pecou, desobedecendo a única lei que o Senhor havia estabelecido para o jardim. Desde então, aquele relacionamento fora rompido, porque servimos a um Deus santo, que não comunga com os nossos pecados.
Todavia, desde a eternidade, o Senhor já havia estabelecido um plano perfeito para restabelecer sua comunhão conosco. O nome desse plano é Jesus Cristo.
De acordo com as Escrituras, Deus se fez carne à nossa semelhança (porém sem pecados), na pessoa do Filho, para entregar sua vida e morrer no nosso lugar.
Isso porque a pena para o pecado da humanidade é a morte (o salário do pecado é a morte), tanto física, quanto espiritual. Sendo assim, como Homem, Jesus morreu nos substituindo na cruz, a fim de nos garantir a vida eterna.
Porém, ao terceiro dia, Ele ressuscitou e hoje está vivo e reinando ao lado do Pai. Dessa forma, todos quantos morrerem com Cristo (recebê-Lo como Senhor de suas vidas e se submeter, verdadeiramente, ao seu senhorio) à sua semelhança também ressuscitarão.
Esse foi o propósito de Jesus na terra: viver como homem, sujeito a todas as tentações e dificuldades pelas quais passamos, mas triunfante em tudo, para morrer como o Cordeiro Perfeito de Deus em nosso lugar, salvando-nos da condenação e da morte eterna.
Por isso, Cristo é o nosso Senhor!!!
Sem o agir de Deus na história da humanidade, por intermédio de Jesus, todos estaríamos, para sempre, condenados a viver longe do nosso Pai.
Contudo, pelo seu imenso amor e graça, podemos novamente nos relacionarmos com Ele em intimidade. Foi pra isso que Cristo morreu.
A Palavra de hoje vem para nos confrontar: Jesus sofreu e morreu na cruz para que pudéssemos nos relacionar com Deus. Nós estamos fazendo isso diariamente? Ou Sua morte foi “em vão” a nosso respeito?
Estar na Presença do nosso Pai deveria ser a prioridade das nossas vidas; não apenas por dever/disciplina, mas por gozo, porque é o melhor lugar para se estar. É a melhor parte do nosso dia, e deveria nos empolgar, gerando expectativas nos nossos corações.
Entretanto, muitos de nós temos negligenciado esse momento tão precioso, substituindo a Presença por outras coisas que deveriam estar em segundo lugar, ou até mesmo serem banidas das nossas vidas.
Não “desperdice” o sangue de Jesus.
Faça como o Apóstolo Paulo, reconheça-se como sendo o pior dos pecadores, arrependa-se, e restabeleça seu relacionamento com seu Pai. Ele te espera.
Oração: Pai, obrigada por tanto amor e graça por nossas vidas. Obrigada pela salvação que nos alcançou por intermédio de Jesus, não o poupando de morrer em nosso lugar para que pudéssemos, novamente, nos relacionar contigo. Hoje, queremos nos arrepender por termos negligenciado nosso tempo com o Senhor, ocupando-nos de tantas coisas inúteis. Ajuda-nos a voltar ao secreto para estarmos em um lugar de intimidade diante da tua Presença. Oramos em nome de Jesus. Amém.