Não Se Embriaguem Com Vinho

Versículo: “Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito Santo cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando ao Senhor de coração com música.” Efésios 5:18-19

Aplicação: A carta do Apóstolo Paulo aos Efésios foi escrita, aproximadamente, entre os anos 60/62 d. C., da sua última prisão, em Roma.

Seu objetivo era conscientizar aqueles cristãos dos privilégios e das responsabilidades que tinham, inclusive/principalmente familiares, por fazerem parte da Igreja, o corpo de Cristo.

Assim, os últimos dois capítulos dessa epístola são destinados exclusivamente aos papeis de cada integrante da família (verificar ensinos clicando aqui).

Antes, porém, Paulo enfatiza àqueles cristãos, na Palavra de hoje, que só teremos êxito em nossos resultados se, ao invés de nos embriagarmos com vinho, formos cheios do Espírito Santo. Do contrário, certamente fracassaremos.

A Palavra de Deus ensina que devemos amar ao Senhor sobre todas as coisas e aos nossos irmãos como a nós mesmos …

Aliás, ela vai além, afirmando que precisamos amar e tratar bem aos nossos inimigos, porque que vantagem teremos retribuindo o amor a quem nos ama?

Ademais, as Escrituras enfatizam que devemos nos sujeitar uns aos outros.

No contexto familiar, as mulheres devem ser submissas aos seus maridos, como ao Senhor, devendo obedecê-los.

Os esposos, por sua vez, devem amar suas esposas como Cristo amou a Igreja, isto é, entregando sua vida por ela.

Os filhos devem obedecer e honrar seus pais, assim terão seus dias prolongados nessa terra. Esses, por sua vez, não devem irritar àqueles, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Todas essas responsabilidades nos são humanamente impossíveis, especialmente no mundo em que vivemos, onde o feminismo impera; o divórcio foi facilitado, os princípios relativizados e os papeis familiares invertidos.

Se tentarmos cumprir tudo isso com as forças dos nossos braços, certamente fracassaremos e nos renderemos a essa nova realidade tão facilitada.

Contudo, o Apóstolo Paulo, antes de decretar as nossas responsabilidades, nos deu a fórmula da vitória.

Ou seja, ele nos apresentou o ÚNICO Caminho por meio do qual seremos bem sucedidos nas nossas missões familiares e de cristãos: sendo cheios do Espírito Santo.

Uma esposa submissa ao Senhor, controlada por seu Espírito, obedecerá com alegria ao seu marido que a ama e demonstra esse amor através das suas atitudes diárias.

Pais que são cheios do Espírito Santo ensinará seus filhos no caminho do Senhor, instruindo-os na Palavra de Deus e os disciplinando sempre que necessário, conforme orienta as Escrituras.

Filhos que enxergam o Espírito de Deus em seus pais, certamente, os honrará e os obedecerá, por temos ao Senhor.

Uma família que se rende ao Espírito Santo amará aos seus irmãos (em Cristo) como a si mesma, por amor e obediência a Deus.

Ou seja, se quisermos ter sucesso nos nossos relacionamentos e em todos os demais aspectos das nossas vidas, é fundamental que nos dissociemos do vinho (do mundo), que só traz descontrole para as nossas vidas e sejamos cheios do Espírito Santo, que nos direciona sempre no Caminho estabelecido por Deus.

E ai, o que tem te enchido e quais seus resultados?

Oração: Pai, obrigada por não nos abandonar nas nossas missões. Reconhecemos que sozinhos fracassaremos, e que precisamos do seu Espírito a fim de termos êxito nas nossas relações familiares e na nossa vida de cristãos. Por isso, hoje, pedimos para que o Senhor nos encha com o seu Espírito Santo, para que sejamos esposas submissas, filhos obedientes, pais diligentes, maridos capazes de amar como Jesus amou e cristãos que se submetem uns aos outros por temor a Ti. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo