GPS – De Volta ao Caminho

Versículo: “Irmãos, se alguém for vencido por algum pecado, vocês que são guiados pelo Espírito devem, com mansidão, ajudá-lo a voltar ao caminho certo. E cada um cuide para não ser tentado.” Gálatas 6:1

Aplicação: A Bíblia nos revela que somos pecadores: formados em iniquidades e concebidos em pecados (Salmos 51:5), com os corações inclinados para o mal desde a nossa infância (Gênesis 8:21) e, por essa razão condenados à morte eterna.

Ocorre que as Escrituras nos revelam também que Deus tanto nos amou que entregou seu Filho, Jesus, para reverter aquela nossa situação.

Dessa forma, por causa da sua morte na cruz, onde Ele pagou o preço dos nossos pecados, podemos ser livres das nossas transgressões e herdar a vida eterna.

Para tanto, precisamos nos apossar do sacrifício de Jesus e recebê-Lo como Senhor das nossas vidas. Assim, somos salvos.

Após a nossa salvação, precisamos viver como pessoas integrantes do Reino de Deus, isto é, em constante santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor. Para isso, precisamos do nosso Auxiliador, o Espírito Santo.

Uma vez que passamos a andar com Cristo, o pecado deve ser um acidente nas nossas vidas e, logo que percebido, deve ser confessado e abandonado; só assim alcançamos a misericórdia de Deus.

Na Palavra de hoje, o Apóstolo Paulo nos ensina que cada um de nós precisamos tomar cuidado para não sermos tentado.

O próprio Jesus foi tentado, mas em nada pecou. E nos orientou a vigiarmos para não cairmos em tentação: é fácil querer resistir à tentação, o difícil mesmo é conseguir. (Mateus 26:41).

Assim, através das nossas orações, precisamos estar em constante vigilância para não cedermos às artimanhas de satanás que nos conduz ao pecado.

Além disso, Paulo nos instrui a ajudarmos aos nossos irmãos que falharam na vigilância e pecaram. Nessas circunstâncias a nossa responsabilidade é auxiliá-los a voltar ao caminho certo.

Esse amparo deve ser feito com mansidão e amor.

Devemos nos lembrar que o próprio Filho de Deus não nos julgou, mas nos amou de tal maneira que entregou sua própria vida para nós pudéssemos ser perdoados; quanto mais nós não podemos julgar ninguém.

Nossa missão é simplesmente alertar aos nossos irmãos que estão vivendo em pecado da necessidade que têm de se arrependerem, confessarem seus pecados a Deus, abandoná-los e voltar ao Caminho correto.

É lembrá-los que o nosso Pai é fiel e justo para nos perdoar de todas as nossas iniquidades e nos purificar de toda injustiça; delas não se lembrando mais.

Nossa função é advertir aos nossos irmãos acerca da iminente volta de Jesus e a necessidade que temos de nos apresentarmos santos diante Dele naquele grande dia.

Nosso papel é, até mesmo, repreender aqueles irmãos, se preciso for: pois é melhor entregá-los a satanás, para que o corpo seja destruído e seu espírito salvo no dia do Senhor. (1 Coríntios 5:5).

Oração: Senhor, ajude-nos, Pai, a andarmos em santidade, olhando sempre para ti e nos desviando do mal. Queremos ser santos, porque tu, oh Deus, és santo e sem santidade ninguém poderá te ver. Por isso, hoje, clamamos ajuda do teu Espírito para que possamos sempre ouvir a tua voz que nos aponta o Caminho correto. Além disso, queremos te pedir graça para auxiliar aos nossos irmãos que tem vivido no pecado a se arrependerem e a voltarem para o caminho correto, sempre com muito amor e mansidão, como fizeste conosco um dia. Oramos e, desde já, agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo