Jesus Anda Sobre As Águas
Texto Para Leitura: João 6:16-24

Textos Paralelos: Mateus 14:22-36; Marcos 6:45-56

Estudo 12/2021

Por, Thaisa Fernandes

Jesus anda sobre as águas

A Bíblia ensina que depois de ter multiplicado 5 pães e 2 peixinhos para 5 mil homens, sem contas contar as mulheres e crianças, se alimentarem, Jesus pede que seus discípulos sigam viagem para o próximo destino – Cafarnaum/Batsaida, enquanto Ele despede a multidão.

Já era tardezinha, e o Filho de Deus aproveita que está sozinho e sobre um monte para falar com seu Pai.

Jesus ora até alta madrugada, quando vê que seus discípulos precisavam de ajuda: eles estavam remando com dificuldade, porque forte vento e ondas sopravam contra eles, se dirige até o barco, andando sobre as águas.

Quando os discípulos viram um homem caminhando sobre o mar ficaram aterrorizados, porque imaginaram que era um fantasma.

Jesus, então, os tranquiliza afirmando que era Ele.

O evangelista Mateus conta que para se certificar que era Jesus, Pedro pede uma confirmação: “se és Tu, manda-me ir ao Teu encontro por sobre as águas”.

Pedro é atendido e vive uma experiência sobrenatural, nunca mais experimentada.

Quando Simão se deu conta do que estava fazendo, e sentiu o vento, ficou com medo, começando a afundar. Na mesma hora, ele clamou pela ajuda de Jesus, que estendeu suas mãos e o segurou.

Jesus pergunta para Pedro porque ele havia duvidado, como quem diz: você não viu que eu estava ali o tempo todo? Homem de pequena fé.

Eles entraram no barco, o vento cessou e os discípulos adoraram a Jesus.

Algumas Observações

Mateus é o único evangelista a descrever Pedro andando sobre as águas.

Marcos conta que os discípulos não tinham entendido o milagre da multiplicação dos pães, porque estavam com o coração endurecido.

Necessidade de Orarmos

Jesus era o próprio Deus que havia se encarnado para morrer em nosso lugar, ainda assim, Ele estava em constante oração.

A Palavra revela que antes de multiplicar os cinco pães, Ele deu graças a Deus.

Depois do milagre, Jesus despediu seus discípulos, despediu as multidões e, sozinho, foi falar com seu Pai.

Inúmeros textos bíblicos mostram Jesus se retirando para orar: antes e depois dos milagres, antes e durante as adversidades, enfim, o Filho de Deus estava constantemente em comunhão com o Senhor.

E nós, temos orado?

Não devemos orar ao Senhor apenas para apresentar os nossos pedidos, Ele não é o papai-noel e nem o gênio da lâmpada.

Devemos falar com o nosso Pai em todos os momentos, como Jesus. As Escrituras nos orientam a orarmos sem cessar. Jesus orou até na cruz e nós precisamos orar também.

Alguns tipos de oração que devem ser praticadas diariamente: louvor, ações de graça e adoração; confissão e arrependimento; petições e súplicas; intercessão e meditação ou oração de escuta.

Ousadia

Pedro estava andando com Jesus e, todos os dias, via o sobrenatural acontecer na vida das pessoas: ele viu os coxos andarem, os cegos enxergarem, os leprosos serem purificados, os pães serem multiplicados, a água ser transformada em vinho, os mortos serem ressuscitados, os endemoniados serem libertos; mas queria vê-lo acontecer na sua vida.

Ao ver o Filho de Deus caminhando sobre as águas, Pedro testa Jesus dizendo-lhe: “se és Tu, manda-me ir ao Teu encontro por sobre as águas”.

Jesus atende o pedido de Pedro, e ele experimenta o sobrenatural, agora, na sua vida.

A Bíblia diz que Deus não muda (Malaquias 3:6), Ele continua sendo o mesmo: poderoso para nos permitir viver o sobrenatural, como Pedro.

Não vivemos isso, porque limitamos o Seu poder nas nossas vidas, quando deveríamos ser ousados como Pedro.

Precisamos sempre nos lembrar que o Deus que abriu o mar para seu povo passar, que derrubou as muralhas de Jericó, que operou as maravilhas acima mencionas no Novo Testamento, que morreu, mas ao 3º dia ressuscitou é o mesmo que habita dentro de nós hoje, por isso também podemos experimentar os Seus milagres, porque Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).  

Para vivermos o sobrenatural de Deus nas nossas vidas precisamos de fé. Ou seja, precisamos crer que, em que pese as circunstâncias que vivemos, os ventos contrários, as impossibilidades, Deus é poderoso para fazer. Ele é Senhor das impossibilidades.   

Hebreus 11:6 ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Pedro só vivenciou esse milagre, porque creu que Jesus o havia chamado para ir ao seu encontro, e que Ele tinha poder para fazer o sobrenatural, por isso teve coragem de sair do barco, mesmo com vento forte e as ondas adversas, e ir ao encontro do Mestre andando sobre as águas.

Assim como Pedro, nós precisamos crer que é Jesus quem nos chama para viver o sobrenatural nas nossas vidas, e que Ele tem todo o poder para nos fazer andar sobre as águas.

Ele mesmo quem disse que SE NÓS CRÊSSEMOS, veríamos a glória, a revelação de Deus (João 11:40).

Dessa forma, para vivenciarmos os milagres do Senhor precisamos crer, em que pese as impossibilidades.

Jesus realizou muitos milagres e João diz que nem todos foram relatados nas Escrituras, mas muitos deles ou foram condicionados à fé dos recebedores ou impulsionados por ela. Vejamos:

Só o fato de a pessoa procurar Jesus para alcançar seu milagre, já denotava sua fé no poder Dele.

O leproso que Jesus curou não tinha dúvidas do poder de Jesus: tão-somente Ele quisesse, a cura aconteceria. Imediatamente, o leproso foi purificado. (Mateus 8:1)

Jairo cria que Jesus podia ressuscitar sua filha que já estava morta. Jesus a tomou pelas mãos, e ela se levantou

A mulher do fluxo de sangue estava há 12 anos doente, nada, nem ninguém tinha sido capaz de curá-la. Ela tinha todas as razões para duvidar que Jesus, um “simples” homem pudesse fazer alguma coisa por ela. Entretanto, sua fé era tremenda: ela cria que se apenas tocasse no manto de Jesus, poderia ser curada, e o foi. O próprio Jesus declarou: tua fé te curou.

Na cura dos dois cegos que clamavam misericórdia ao Filho de Davi, o condicionamento do milagre à fé que eles tinham foi declarado por Jesus  de maneira explícita, quando Ele perguntou aos cegos: “Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso?”, e diante da resposta afirmativa daqueles homens, Jesus, tocando nos olhos deles, replicou: “Que seja feito segundo a fé que vocês têm”. E eles tiveram suas visões restauradas.

Pedro creu no poder de Jesus, por isso teve ousadia para sair do barco e viveu o milagre de Jesus na sua vida. Enquanto ele estava com os olhos fixos em Jesus, andou sobre as águas e viveu o que nenhum homem nunca experimentou. Porém, quando sua fé titubeou, ele se deu conta do “impossível” que ele estava vivendo, sentiu o vento forte e as grandes ondas, começou a afundar.

Concluímos que, no que tange à realização de milagres, na maioria das vezes, Jesus não age sozinho. Pelo contrário, Ele espera o exercício de fé daqueles que O clamam e, frequentemente, condicionou a realização do milagre à fé afirmando como você creu, assim acontecerá.

Ou seja, se no seu íntimo duvidarmos do poder de Jesus em operar o milagre, ele não aconteceria. Isso não porque Jesus precisa do exercício da nossa fé para manifestação do Seu poder, mas porque em Sua soberania, Lhe aprouve fazer assim.

Notemos que, contrariamente ao exposto ocorreu com o paralítico de Betesda.  Na realização desse milagre, Jesus o procurou oferecendo-lhe a cura e assim foi feito.

Pedro clama o auxílio de Jesus

Enquanto estava com os olhos em Jesus, Pedro caminhou por sobre as águas. Porém, quando sentiu o vento, ficou com medo e começou a afundar, então gritou: Senhor, salva-me! Imediatamente, Jesus estendeu a mão e o segurou. (Mateus 14:  29-31).

Pedro só afundou, porque tirou seus olhos de Jesus, porque teve medo e dúvida em seu coração. Mas, mesmo assim, Jesus o salvou.

O mesmo o Senhor faz nas nossas vidas. Apesar da nossa incredulidade, dos nossos medos e anseios nós podemos contar com o auxílio de Deus, Ele sempre estende Suas mãos poderosas para nos salvar.

Assim, no meio do caos que estamos vivendo devemos implorar pela salvação de Jesus, porque Ele tem todo poder para, com apenas um sopro, exterminar com esse vírus.

Entretanto, não podemos nos esquecer que já temos, por meio de Jesus, o maior de todos os livramentos: dos nossos pecados que nos conduzem à morte eterna (inferno).

Por meio do sangue que Jesus derramou na cruz do calvário, quando entregou sua vida por mim e por você, fomos salvos da pior condenação que poderia recair sobre as nossas vidas.

Jesus se desagrada com falta de fé

Depois de salvar Pedro, Jesus o repreendeu pela sua falta de fé. Ambos entraram no barco, e o vento cessou.

A nossa falta de fé não apenas nos impede de vivermos o sobrenatural do Senhor nas nossas vidas, como também desagrada ao nosso Pai. Hebreus 11:6 ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Ademais, não basta que Jesus esteja no barco, é necessário ter fé e acreditar que Ele é Senhor sobre todas as coisas e tem poder para realizar o impossível nas nossas vidas, e o mais importante, para nos dar vida eterna!

De acordo com as Escrituras, ainda, nossa fé não precisa ser enorme, basta que seja do tamanho de um grão de mostarda, já é o suficiente para provocar o sobrenatural e nada nos será impossível (Mateus 17:20).

O Livro de Hebreus revela que foi pela fé que Noé construiu a arca que salvou sua vida e de sua família; que foi pela fé que Abraão e Sara, apesar de sua esterilidade e suas idades avançadas, tiveram um filho; que foi pela fé que Abraão apresentou seu filho da promessa – Isaque, como sacrifício a Deus; que foi pela fé que Moisés atravessou o Mar Vermelho em Terra seca; que foi pela fé que as muralhas de Jericó caíram (…)  Portanto, que tenhamos fé para agradar o nosso Pai e viver o improvável na nossa vida.

Conclusão

Podemos extrair algumas conclusões do estudo de hoje:

É necessário orarmos, Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, vivia em oração, quanto mais nós precisamos nos manter conectados com o nosso Pai. E a única forma de fazermos isso é indo para o nosso quarto, fechando as portas e, sozinhos, gastarmos tempo de qualidade com o nosso Senhor.

Não podemos limitar o poder de Deus. Ele não mudou, continua sendo o mesmo desde a eternidade. Assim, tem todo poder para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20).

É imprescindível que tenhamos fé não apena para andarmos sobre as águas, como Pedro, mas para agradarmos a Deus, porque sem ela isso o é impossível.

Vamos Pensar Um Pouco

  1. Como está sua vida de oração? Você ora todos os dias? Quantas horas?
  2. Você faz pedidos ousados para Deus, como andar sobre as águas, ou tem limitado o poder Dele na sua vida?
  3. Como está sua fé em tempos de corona vírus? Ela independe das circunstâncias, ou você está afundando?
  4. Se Jesus lhe disse hoje: que seja feito segundo a fé que você tem, seu milagre se concretizaria?

Desafio

Voltar ao lugar secreto: definir um lugar onde consiga ficar a sós com Deus, estabelecer, no mínimo, 40 minutos diários para falar com o Pai

Exercitar a sua fé.

Compartilhe:

8 comentários sobre “Jesus Anda Sobre As Águas

  1. Graça e paz irmã Thaísa Fernandes. Falou muito comigo e mais uma vez ,estou ouvindo sobre o ap.Pedro andando sobre águas. Estou vivendo um grande problema na minha vida financeira que compromete até mesmo a moradia. Preciso da intervenção de Deus, e eu CREIO na vitória em nome de Jesus Cristo 🙌🙌…obrigada por ser um instrumento nas mãos de Deus 🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo