Pregue a Palavra

Versículo: “Pregue a palavra. Esteja preparado, quer a ocasião seja favorável, quer não. Corrija, repreenda e encoraje com paciência e bom ensino. Pois virá o tempo em que as pessoas já não escutarão o ensino verdadeiro. Seguirão os próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada seus ouvidos. Rejeitarão a verdade e correrão atrás de mitos.” 2 Timóteo 4:2-4

Aplicação: Essa foi a última carta escrita pelo Apóstolo Paulo, de Roma, onde ele estava preso por anunciar as Boas Novas, provavelmente no ano de 67 d.C., pouco antes de ser executado.

Nesse versículo, Paulo instruiu o jovem Timóteo a pregar o Evangelho de Jesus a tempo e a fora de tempo, ou seja, em quaisquer circunstâncias, porque chegariam dias em que as pessoas já não escutariam mais a respeito da Verdade.

Dois mil anos se passaram daquelas declarações e vivemos o seu cumprimento.

O mundo não aceita a Verdade, que se relativizou.

As pessoas se recusam a ser confrontadas pelas Escrituras, que apontam seus pecados e as instrui ao arrependimento à conversão dos seus maus caminhos; e buscam para si mestres que pregam apenas o que agrada aos seus ouvidos.

Elas buscam a satisfação dos seus próprios desejos, ignorando completamento a vontade de Deus.

Muitas, para não ficarem com suas consciências “pesadas”, criam um evangelho barato que coloca tudo na conta do amor de Deus.

Nós, entretanto, que lavamos as nossas vestes no sangue do Cordeiro não devemos nos contaminar com o relativismo atual e nem com esses ventos de doutrinas que querem nos destruir.

Pelo contrário, precisamos, diariamente, nos enchermos da Palavra de Deus e da sua Presença, a fim de que permaneçamos firmes até que Ele venha e, então, receberemos os nossos galardões.

Até lá, temos que anunciar a Verdade, a tempo e a fora de tempo, aonde o Senhor nos colocar, sendo sal e luz no meio dos nossos irmãos.

A verdade é o oposto da mentira. É um evento que está em conformidade com os fatos ou com a realidade. Portanto, ela não é relativa. As provas angariadas no contexto de um crime corroboram ou refutam sua existência. Condenam ou absolvem uma pessoa.

Não há relatividade quanto a verdade – se não se é verdadeiro, é mentiroso.

No contexto Bíblico, a Verdade é uma Pessoa, Jesus Cristo. Ele é o Filho de Deus que entregou sua vida em nosso favor.

Assim, se quisermos viver eternamente ao lado de Deus, temos que receber essa Verdade e nos submetermos a ela.

Isto é, precisamos receber o sacrifício de Jesus na cruz, reconhecendo-O como o nosso Senhor e Salvador, bem como nos submetermos ao Seu senhorio, vivendo como Ele viveu, em total obediência ao Pai.

Esse é o Evangelho verdadeiro. Ele é IMUTÁVEL.  

Além disso, devemos examinar as Escrituras contra nós, ou seja, permitindo que ela nos revele as nossas transgressões, os nossos erros, falhas e a que temos de nos arrependermos e nos convertermos dos nossos maus caminhos.

Oração: Pai, queremos te agradecer por tua Palavra que é lâmpada para os nossos pés e luz que clareia o nosso caminho, a fim de que nunca erremos a rota. Abra o nosso entendimento nos nossos momentos de leituras e estudos para que possamos compreender, em detalhes, tudo quanto o Senhor nos deixou, porque sabemos que foi para nosso ensino. E para que venhamos a conhecer mais a Verdade. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo