De Perseguidor a Perseguido

Estudo 12/2021

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 9:20-31
Introdução

No estudo anterior vimos a conversão de Saulo e a maneira sobrenatural como Jesus se apresentou a ele, no caminho de Damasco.

Havia um grande propósito de Deus em sua vida, com o objetivo de usá-lo em uma grande e impactante obra de evangelização do mundo antigo.

Nas palavras do Senhor Jesus, ditas a Ananias, Saulo seria “um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel”.

Logo após a sua conversão, de imediato, Saulo inicia o seu ministério de pregação da mensagem cristã, começando também a sofrer perseguições por causa disso.

As perseguições que Saulo iria sofrer, se tornariam permanentes até o final de sua vida terrena.

Saulo experimentaria o quanto seria necessário sofrer por amor ao nome de Jesus.

No estudo de hoje veremos um pouco sobre o início do ministério de Saulo, começando em Damasco e indo para Jerusalém e Tarso.

DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO

Vs. 23 – “… os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida”.

No início do capítulo 9, o livro de Atos dos Apóstolos apresenta Saulo, em destaque, como perseguidor da Igreja de Jesus.

Ele havia recebido autorização escrita do Sumo Sacerdote, para ir até as Sinagogas de Damasco e prender os judeus cristãos, tanto homens como mulheres, para os levarem a Jerusalém, para serem severamente punidos.

A Bíblia não traz uma descrição pormenorizada das perseguições que Saulo teria empreendido até então, mas várias citações esparsas nos textos bíblicos nos dão a ideia de que foram intensas e cruéis.

No apedrejamento de Estevão, lá estava o jovem Saulo, consentindo em sua morte e até guardando as vestimentas daqueles que realizavam aquele ato. Isso demonstra que Saulo já tinha uma influência grande entre os opositores do cristianismo.

O fato de Saulo te obtido as autorizações escritas com o Sumo Sacerdote, para ir as Sinagogas em Damasco, demonstra que ele tinha contato pessoal e a confiança do maior líder da religião judaica.

Nas próprias palavras de Saulo, ele “perseguiu o Caminho (crentes) até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres” (Atos 22.4).

Em outro texto bíblico, Saulo afirma que “encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra eles dava o meu voto, quando os matavam. Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a blasfemar. E, demasiadamente enfurecido contra eles, mesmo por cidades estranhas os perseguia” (Atos 26.10-11).

Por essas menções bíblicas podemos concluir que Saulo fora um perseguidor muito cruel e persistente contra os primeiros cristãos, prendendo-os, votando favoravelmente para que fossem mortos, castigando-os e até mesmo torturando-os para que blasfemassem contra Jesus.

Entretanto, havia um ponto que é preciso ser esclarecido. Saulo fazia tudo isso, porque acredita que estava fazendo a vontade de Deus, pois entendia que a fé cristã era uma blasfêmia contra o Senhor.

Dessa maneira, embora estivesse sendo um perseguidor da Igreja, ele o fazia com sinceridade em seu coração, buscando servir a Deus, segundo o costume daquela época.

Todavia, o encontro com Jesus, a visão celestial do Filho de Deus, mudou totalmente sua vida.

Saulo ouve as palavras do Senhor Jesus: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (vs. 4).

A partir desse dia, Saulo inicia o seu ministério de pregador da Palavra de Deus e consequentemente, passa a sofrer intensas perseguições.

Em Damasco Saulo recebe a primeira perseguição, tendo que fugir durante a noite daquela cidade.

Logo depois, em Jerusalém, o mesmo fato acontece, tendo que também fugir de lá.

Era o início de inúmeras e intensas perseguições que ele iria sofrer até o final de sua vida, todavia, agora, trabalhando da maneira correta, servindo a Jesus e realmente realizando a vontade de Deus.

Ele seria fiel a Jesus até a morte, combateria o bom combate, completaria a sua carreira terrena e guardaria a sua fé (II Timóteo 4.6-7).

Saulo é um exemplo a todos nós, cristãos espalhados por todo o mundo. Servir a Cristo, algumas vezes envolve oposições, perseguições, críticas, discriminação e muitas outras maneiras de exclusão social, entretanto, precisamos permanecer inabaláveis em nossa fé, sabendo que a recompensa será incomparavelmente melhor.

PREGANDO EM DAMASCO

Vs. 20 – “E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus”.

Havendo chegado a cidade de Damasco, para surpresa de todos, Saulo começa a pregar que Jesus é o Filho de Deus.

Os que ouviam a sua pregação ficavam atônitos, pois Saulo era conhecido como aquele que exterminava os que invocavam o nome de Jesus.

Durante muitos dias Saulo continuou pregando a mesma coisa. Talvez de início, as pessoas pensassem que fosse uma estratégia para enganar e prender os cristãos, mas com os dias passando sua mensagem ficava cada vez mais evidente, confundindo assim os judeus que moravam em Damasco.

Fico a imaginar como o testemunho de Saulo tornou-se impactante na vida de seus ouvintes. Sua transformação era uma prova cabal do que ele pregava.

Antes ele perseguia os seguidores de Jesus, sob a alegação de serem parte de uma heresia, mas agora ele mesmo passou a pregar que Jesus é o Filho de Deus, o Cristo.

A visão celestial, a luz intensa que vira e o tornara cego temporariamente, o ouvir da voz de Jesus e o seu chamado, eram argumentos para demonstrar a divindade de Jesus, pois somente Deus poderia realizar aquilo.

Sua mensagem trouxe um impacto tão grande em Damasco, que os judeus decidiram mata-lo como forma de calar definitivamente a sua voz, pois não toleravam ouvi-lo.

O próprio governador da cidade se envolveu em uma trama contra a vida de Saulo, montando guarda na porta da cidade para o prender (II Coríntios 11.32-33).

Passaram a vigiar a porta da cidade de dia e de noite para evitar que ele fugisse. Os judeus queriam por um fim no seu testemunho, antes que ele fosse para outro lugar.

Saulo foi retirado da cidade em um grande cesto, por uma janela, descendo da muralha abaixo e assim se livrou das mãos dos seus inimigos.

SAULO EM JERUSALÉM

Vs. 26 – “Tendo chegado a Jerusalém…”

Tendo fugido de Damasco, Saulo volta para Jerusalém. Sua volta tinha sido planejada, trazendo-se presos inúmeros seguidores de Jesus, mas Saulo volta sozinho e convertido.

Em Jerusalém sua fama era de perseguidor, razão pela qual, tendo ele procurado juntar-se aos discípulos, todos temendo, fugiam dele, pois não acreditavam que ele havia se convertido.

Há pessoas que ninguém acredita que irá se converter, Saulo era um deles. Entretanto, precisamos entender, que para Deus não há impossível.

A pessoa mais dura de coração, poderá ser o mais recente convertido a Jesus. Precisamos acreditar que Deus tem propósito de que todos cheguem a pleno conhecimento da verdade, por isso, não há ninguém que esteja excluído do plano redentor de Jesus.

Todos precisam ouvir falar da verdade do evangelho.

Nesse contexto, surge na vida de Saulo, um personagem muito importante: Barnabé.

Barnabé já tinha sido relatado no texto de Atos 4.36, como aquele que havia doado o dinheiro de um campo, entregando a quantia aos apóstolos. Ele se chamava José e era conhecido como filho da exortação.

Barnabé tomou conhecimento de toda a história, acreditou em Saulo e o apresentou aos apóstolos. Tornou-se uma ponte para que Saulo pudesse falar com os apóstolos e expor seu chamado.

Todas as pessoas precisam de alguém como Barnabé, que acreditem nelas e invistam em suas vidas espirituais.

Sem Barnabé, Saulo estaria sozinho e desprotegido. Barnabé, tornou-se para ele um pai espiritual, ajudando-o nos seus primeiros passos na vida cristã, ajudando-o a entender a vontade de Deus para a sua vida e conduzindo-o para alavancar no ministério que recebera do Senhor.

Em Jerusalém, Saulo pregou ousadamente em nome do Senhor, enfrentou os helenistas na defesa do evangelho e por isso, novamente voltou a ser perseguido de morte.

Saulo era uma voz que incomodava, de maneira que seus opositores queriam cala-lo de uma vez por todas. Em razão disso, ele teve que fugir para outro local, dessa vez para Tarso.

SAULO EM TARSO

Vs. 30 – “…levaram-no até Cesareia e dali o enviaram para Tarso

A cidade de Tarso, ficava na região da Cilicia, na Turquia e fora a cidade onde Saulo nasceu. Por essa razão, Saulo passou a ser conhecido como Saulo de Tarso.

Era a cidade a capital da província romana na Cilicia e de muita importância para aquela região. A cidade existe até os dias atuais e possui uma população de mais de 200.000 habitantes.

Nos dias de Saulo era um importante centro comercial e cultural e nessa cidade o apóstolo nascera e fora criado, havendo sido educado, estudando e se preparando no melhor sistema educacional da época.

Agora Saulo retorna para a sua cidade natal, se refugiando das perseguições de morte que os judeus estavam empreendendo contra a sua vida.

Durante alguns anos, Saulo esteve se preparando agora para realizar o seu magnífico ministério apostólico.

Posteriormente, em Tarso, Barnabé irá reencontrá-lo e leva-lo a cidade de Antioquia, na Síria, onde juntos irão pastorear uma importante Igreja, a qual irá se tornar um centro missionário para o mundo de então.

Posso imaginar que em Tarso, Saulo teve a oportunidade de compartilhar a sua experiência cristã, com os seus familiares e amigos. Quantos conhecidos ele tinha naquele lugar? Com certeza eram muitos. A missão de compartilhar com os familiares e amigos é muito importante.

Creio que antes que Saulo pudesse levar o evangelho para o mundo, Deus lhe deu a oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus para os seus mais chegados.

Desse episódio, fica uma mensagem a todos nós sobre a importância de comunicar aos nossos queridos familiares e amigos mais próximos, o evangelho transformador de Jesus.

Deus confiou a nós essa missão e devemos desenvolvê-la com muito afinco, pois trata-se de um privilégio ver nossos familiares salvos pela graça do Senhor Jesus.

A IGREJA CRESCE EM NÚMERO

Vs. 31 – “… e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”.

Muito embora houvesse algumas perseguições, essas eram isoladas, pois na maior parte havia paz e segurança para os seguidores de Jesus.

A Igreja já tinha se espalhado por toda a Judéia, Galileia e Samaria, faltando agora atingir os confins da terra. Nesse período, Deus estava edificando as bases da Igreja para um crescimento exponencial, que viria logo em seguida.

Duas coisas precisamos destacar: o temor do Senhor e o conforto do Espírito Santo.

Esses ingredientes estavam presentes e faziam com que a igreja crescesse em número todos os dias.

Nos dias atuais, precisamos aprender que o temor do Senhor é uma atitude necessária em nossos corações, assim como devendo deixar que haja a manifestação da presença do Espírito Santo na vida da Igreja. A ausência desses ingredientes deixa a igreja enfraquecida e distante do Senhor.

CONCLUSÃO

Desde o início de sua conversão, Saulo já se dispôs em servir ao Senhor, mesmo enfrentando perseguições que poderiam leva-lo a morte. Ele não se intimidou com as oposições dos inimigos, mas colocou a sua vida a serviço de Jesus.

Saulo buscou incansavelmente crescer na graça e no conhecimento do Senhor e sua vida se tornou um instrumento de Deus para abençoar um incontável número de milhões de vidas.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Com a sua conversão a Cristo, você tem se sentido impulsionado a ganhar outras vidas para Jesus? O que você tem feito nesse sentido?
  2. – Você teve o privilégio de ter tido um “pai ou uma mãe espiritual”? Como foi?
  3. – Você já foi perseguido de alguma maneira, por ser um seguidor de Jesus? Como foi?
  4. – Se tivermos que enfrentar algum tipo de perseguição, o que você faria?
  5. – Você está preparado para sofrer por amor a Cristo, se for necessário?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo