Milagres Acontecendo

Estudo 13/2021

Por, Pastor Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 9:32-43
Introdução

Após discorrer sobre a conversão de Saulo de Tarso, o texto bíblico volta a sua atenção para o ministério do apóstolo Pedro.

Em Jerusalém, logo de início, Pedro tinha se destacado como líder na Igreja, pregando os primeiros sermões às multidões, apresentando Jesus como o Cristo ressurreto, explicando o derramar do Espírito Santo, sendo que muitos milagres passaram a acontecer por seu intermédio.

Com a evangelização da cidade de Samaria, Pedro e João lá estiveram impondo as mãos sobre os convertidos para que recebessem o Espírito Santo.

Agora, o texto bíblico descreve que Pedro está realizando um trabalho itinerante, “passando por toda a parte” (vs. 32), chegando até a cidade de Lida.

Trata-se de uma atuação apostólica de Pedro, visitando inúmeras localidades onde já existiam Igrejas, com o objetivo de confirmar a dos irmãos.

Logo depois, de Lida, Pedro é chamado para ir até a cidade de Jope e nessas cidades milagres aconteceram e foram relatados pelo livro.

Um dos objetivos do relato desses milagres foi demonstrar que através desses acontecimentos houve muitas conversões de pessoas a Jesus.

O território judaico estava sendo alcançado pela mensagem do evangelho e por toda parte pessoas estavam crendo em Jesus, de maneira que a Igreja crescia em todas as direções.

Importante observar, que nesse texto bíblico, há também uma preparação para o relato do Ministério de Pedro entre os gentios, assunto do próximo estudo.

Hoje estaremos estudando dois milagres realizados por intermédio do apóstolo Pedro.

MILAGRE EM LIDA: A CURA DE ENEIAS

Vs. 33 – “Eneias, Jesus Cristo te cura!” Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou.

A cidade de Lida ficava localizada no território de Benjamim, a aproximadamente cinquenta e um quilômetros distante de Jerusalém e lá existia uma comunidade de irmãos.

Depois de passar por muitos outros lugares, Pedro chega a Lida com o objetivo de conhecer os “santos” que lá estavam e confirmar a sua fé.

Provavelmente esses santos eram pessoas convertidas através do ministério de Filipe, que já havia passado por essa região.

Na passagem de Pedro por Lida, o que se destaca é o milagre que acontece na vida de Eneias, um paralítico que há oito anos jazia de cama.

Nada sabemos a respeito desse homem. O seu nome está relacionado a um herói grego, razão pela qual acredita-se que ele fosse de uma família helenista (judeu de costume grego).

O fato de se encontrar a oito anos acamado, demonstra a precariedade de sua condição de saúde e o seu sofrimento nessa situação.

Era um caso irreversível. A gravidade da lesão física, somado ao longo de tempo acamado, tornava um caso sem esperança.

Por outro lado, o sofrimento físico de Eneias é um símbolo da condição espiritual do ser humano, sem a presença de Deus.

O ser humano destituído da presença de Deus está incapacitado para experimentar uma vida abundante e plena de esperança e alegria.

Quantas pessoas estão nessa situação. A mensagem do evangelho é a cura espiritual, resgatando todos que creem em Jesus.

Para aquele povo, a ordem de Pedro era uma demonstração de que Jesus está vivo e presente no lugar. Ao dizer “Jesus Cristo te cura!” Pedro enfatiza o poder de Jesus trazendo o milagre.

Dessa maneira, o milagre era uma prova incontestável da divindade e da ressurreição de Jesus, pois somente Deus poderia operar aquela cura e se Jesus estivesse morto nada poderia fazer.

Importante observar que o milagre é muito semelhante ao que Jesus operou na cidade de Cafarnaum e está relatados nos evangelhos: Mateus 9-6-7; Marcos 2.10-12; Lucas 5.24-25.

Isso sinalizava que Jesus continuava a fazer os mesmos milagres, todavia, agora através da vida de seus apóstolos.

Um ponto que é preciso abordar, refere-se que a ordem de Pedro era para que Eneias se levantasse e arrumasse o seu leito, o que ele imediatamente fez.

Nesse sentido há uma mensagem que precisamos destacar. Eneias obedeceu e tomou uma atitude na sua vida. Ele deixou a sua cama e tomou uma nova postura, pois estava curado.

Muitas pessoas recebem milagres de Jesus em sua vida, seja cura física, libertação espiritual e a própria salvação, mas como estão acostumadas com a velha vida, não tomam a decisão de abandona-la. Parece até que gostam de sofrer, mas é preciso romper com aquilo que nos prende.

Imagino que em razão dos muitos anos em que esteve acamado, Eneias estivesse com os músculos de seu corpo todos atrofiados, mas ele se levantou e começou a se movimentar e aos poucos foi adquirido novamente a força física.

Precisamos aprender que a vida cristã é vivida pela em Cristo e devemos tomar atitudes positivas, rompendo com os embaraçados e deixando as cadeias e prisões, para experimentar o melhor de Deus.

Eneias foi visto curado pelos habitantes de duas cidades, Lida e Sarona. Seu testemunho levou muitas pessoas a crerem e se converterem ao Senhor Jesus.

MILAGRE EM JOPE: A RESSURREIÇÃO DE DORCAS

Vs. 40 – “Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se”.

Jope é uma cidade portuária, a beira do Mar Mediterrâneo e que ficava a aproximadamente dezoito quilômetros de Lida. Atualmente é o porto mais antigo do mundo que ainda está em uso e é conhecida pelo nome Jafa.

Na história do profeta Jonas, Jope foi o local onde ele embarcou no navio para fugir da presença de Deus.

Nessa cidade havia uma discipula por nome Tabita (aramaico), que em grego se pronuncia Dorcas e significa “gazela”.

Essa mulher era notável pelas boas obras e esmolas que fazia.

Que testemunho lindo a respeito de Dorcas: ela era notável.

Como precisamos de cristãos notáveis perante a sociedade atual.

Precisamos fazer diferença através de nossas vidas. O mundo precisa sentir a nossa falta.

Como cristãos, não podemos apenas ser mais um e muito menos ser um problema para a sociedade. Precisamos ser como Dorcas, alguém notável que toca na vida de outros para o bem.

Quando uma comida está sem sal, todos notam e reclamam.

Somos o “sal da terra”, como disse Jesus, precisamos nos tornar notáveis, fazendo com que o mundo seja preservado da corrupção e receba o tempero dos princípios cristãos, como o amor, a caridade, a bondade, a fé e tantos outros.

Por alguma razão, Dorcas ficou doente e veio a morrer. Eles a lavaram e a colocaram no cenáculo (uma sala ampla), como era o costume de velar uma pessoa.

Dois homens saíram de Jope e foram até Lida chamar Pedro, pois criam que Deus poderia trazer Dorcas de volta a vida.

Imediatamente Pedro vai com esses homens até Jope, onde as viúvas o cercaram, chorando e mostrando as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava viva.

O texto bíblia diz que Pedro fez todos saírem do local e pondo-se de joelhos orou. Essa atitude é muito semelhante a que Jesus teve quando ressuscitou a filha de Jairo, oportunidade em que também fez com que todos saíssem, exceto os pais da menina e os seus discípulos mais próximos.

Muito embora Pedro estivesse em um ambiente em que, aparentemente, estavam pessoas de fé, ele seguiu o exemplo de Jesus, Não permitiu que nada viesse atrapalhar aquele momento. Era ele e Deus, em um clamor por um milagre.

Há momentos em nossas vidas em que precisamos estar à sós com Deus. Jesus disse para entrar em nosso quarto, fechar a porta e orar em secreto ao Pai celestial.

O resultado da oração de Pedro e a sua ordem foi que Dorcas se levantou com vida e foi restaurada aos santos que habitavam naquela cidade.

O texto bíblico informa que muitos creram no Senhor em decorrência desse milagre, que se tornou conhecido por toda a cidade, glorificando o nome do Senhor.

A IMPORTÂNCIA DA OBRA SOCIAL

Vs. 39 – “…e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.”

Dorcas demonstrava o amor de Deus, presente em sua vida, ajudando as viúvas carentes que moravam naquela cidade, doando roupas que ela mesma preparava.

Seu trabalho de doações a tornava uma pessoa notável. Ela fazia um trabalho que outras pessoas não faziam. Ela viu a necessidade e colocou a sua vida nessa obra de ajudar o seu próximo.

A obra social é uma área muito importante, pois através dela podemos abençoar pessoas que estão em situação de risco social, mostrando o amor de Deus que está em nossas vidas.

Dorcas serviu a Deus, praticando boas obras, doando o que tinha a sua disposição.

O exemplo de Dorcas certamente motivou durante séculos muitas pessoas a seguirem o mesmo caminho, organizando inclusive entidades com fins sociais.

Ela é um exemplo para nós também e deve nos motivar a agir, buscando alcançar pessoas que estão necessitadas de nossa ajuda.

CONCLUSÃO

Aprendemos neste estudo que o ministério de Pedro foi desenvolvido por muitas regiões em Israel, tendo ele exercido o seu apostolado, acompanhando e fortalecendo igrejas por vários lugares.

Os milagres foram acontecendo naturalmente, pois o ministério de Pedro anunciava Cristo vivo e ressurreto, sendo cada acontecimento sobrenatural uma prova dessa verdade.

A igreja atual poderá experimentar também os mesmos milagres, pois Jesus está vivo e em nosso meio. Precisamos crer e buscar. Certamente poderemos contemplar o agir sobrenatural de Deus em nossos dias.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. – Você crê em milagres? Já experimentou algum?
  2. – Na sua opinião, porque os milagres estão escassos em nossos dias?
  3. – O que você acha da obra social? Qual a maior necessidade em nossos dias?
  4. – Você sente um ardor por dedicar tempo e dinheiro para atender as pessoas necessitadas? Está disposto a trabalhar de alguma maneira?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo