Purifique-se no Jordão de Deus

Versículo: “Mas, os seus servos lhe disseram: Meu pai, se o profeta tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas diz que se lave, e será purificado! Assim, ele (Naamã) desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes, conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como de uma criança.” 2 Reis 5:13-14

Aplicação: A Síria havia invadido Israel e levado cativa uma israelita, a qual passou a servir a esposa de Naamã, comandante do exército sírio.

Nesse tempo, ele ficou leproso e a escrava informou à sua senhora que havia em Samaria um profeta de Deus que poderia curá-lo.

Imediatamente, Naamã se apresentou ao rei de Israel, que o encaminhou a Eliseu para ser curado.

O comandante do exército da Síria imaginou que o profeta lhe receberia em sua casa com grande honra e, em pé, invocaria o nome do Senhor, o tocaria no braço para curá-lo.

Ao contrário disso, Eliseu enviou um mensageiro ao seu encontro para dizer-lhe: “vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado”.

Naamã ficou indignado com a conduta do homem de Deus e quis voltar à Síria no mesmo momento; seus servos, porém, o convenceram a obedecer ao profeta, afinal a sua ordenança era algo simples de ser executada.

Ele seguiu as orientações de Eliseu, foi purificado pelo Senhor, e sua pele se tornou como de uma criança.

Podemos extrair inúmeras lições importantes para as nossas vidas da palavra de hoje, contudo, focaremos em duas delas.

Devemos retribuir o mal que nos fazem com o bem, pois isso agrada a Deus.

A serva de Naamã foi arrancada de sua família para se tornar escrava em outro país, totalmente diferente de Israel. Ela foi inseria em outra cultura, teve que aprender uma nova língua e “tolerar” outros deuses. Era natural que ela se sentisse irada e quisesse vingança. Ela podia ter se calado ante a doença do seu senhor para que ele sofresse (como ela) e, finalmente, morresse.

No entanto, notamos um comportamento diferenciado nessa moça, que decidiu retribuir o mal com bem; a maldição com benção. Ela anunciou a cura aquele que a havia escravizado.

Nas nossas vidas, devemos ser como a serva de Naamã e anunciarmos as Boas Novas aos nossos amigos e aos nossos inimigos, independente das circunstâncias que estamos vivendo.

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na fartura ou na pobreza, em todas as situações devemos ser boca de Deus na vida daqueles que nos cercam anunciando que Ele cura, liberta, salva e dá a vida eterna.

Se por um lado devemos nos inspirar naquela escrava; por outro, não podemos nos espelhar em Naamã.

Apesar de estar leproso, ele queria ser recebido com grande honra pelo profeta, bem como participar de um espetáculo, o que não aconteceu. Os servos dele reconheceram isso e o advertiram: “se o profeta tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas diz que se lave, e será purificado!”  

Muitas vezes nós esperamos um “grande show” da parte de Deus, quando a única coisa que Ele nos requer é que nos purifiquemos em suas águas.

As tribulações que enfrentamos, não raras vezes, são consequências dos nossos pecados e, para que elas cessem, são necessários o arrependimento verdadeiro e o abandono de suas práticas. Quando fazemos isso, somos curados e restaurados.

Portanto, que hoje possamos mergulhar no rio de Deus para sermos purificados, libertos, curados, restaurados e salvos.

Oração: Senhor, hoje queremos nos arrepender, porque temos querido um espetáculo da tua parte, quando a única coisa que tens nos requerido é a nossa purificação. Queremos, Pai, mergulhar no teu rio para sermos purificados, limpos, libertos, sarados e salvos. Além disso, te pedimos para que nos de um coração como o da escrava de Naamã, disposto a retribuir o mal com o bem, independente do que nos tenham feito. Oramos e, desde já, agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No Instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo