Qual a Sua Desculpa?

Versículo: “Moisés, porém, disse ao Senhor: Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem mesmo agora que falaste com teu servo. Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras. (…) Por favor, Senhor, suplicou Moisés. Envia qualquer outra pessoa.” Êxodo4:10-14

Aplicação: Deus se revelou a Moisés de uma forma sobrenatural. Segundo as Escrituras, ele estava cuidando do rebanho do seu sogro, quando notou uma sarça que, embora estivesse envolta em chamas, não era consumida pelo fogo.

Impressionado, o hebreu se aproximou do arbusto, mas o Senhor o advertiu: “Tire as sandálias, pois você está pisando em terra santa. Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó (…) EU SOU O QUE SOU”

Logo após se fazer conhecido, o Altíssimo declarou o chamado específico que tinha para a vida de Moisés: “você deve tirar o meu povo, Israel, do Egito”.

E, foi nesse contexto que ele apresentou as desculpas supramencionadas, como quem estivesse declarando: qualquer pessoa pode cumprir essa tarefa, Senhor, menos eu!

Algo semelhante acontece nas nossas vidas. Depois de conhecermos, verdadeiramente, a Deus, e experimentarmos Dele, somos chamados para o serviço.

Nenhum de nós fomos salvos apenas para esquentarmos os bancos das Igrejas, mas para trabalharmos no Reino de Deus.

A salvação consiste apenas no entrar pela porta, que é Jesus. Depois disso, há um caminho inteiro pela frente, o qual devemos trilhar até atingirmos o nosso alvo.

E, enquanto percorremos esse caminho, devemos trabalhar na obra do Senhor desempenhando, fielmente, o nosso papel de servos.

Servos são escravos que cumprem a missão atribuída por seus senhores. Nós somos escravos de Cristo, e devemos executar o nosso serviço, mas para que isso ocorra de forma correta, precisamos saber para que fomos chamados.

Há um chamado geral para todo e qualquer cristão, que consiste em ir e fazer discípulos (de Jesus) em todas as nações.

Ou seja, enquanto trilhamos o nosso caminho, após termos passado pela Porta, devemos influenciar aqueles que estão ao nosso redor a se tornarem seguidores de Cristo também.

Portanto, todos os cristãos, sem exceções, foram chamados para pregarem o Evangelho de Jesus.

Todavia, existe também um chamado específico para cada servo, do qual prestaremos contas do seu cumprimento (ou não) a Deus.

Moisés foi chamado para libertar os israelitas do Egito e, para que isso fosse possível, Deus o dotou de dons e talentos.

Nós recebemos essa mesma capacitação divina para executarmos a nossa missão específica.

Uns foram escolhidos para adoração, outros para o pastorado, alguns para o apostolado, outros para profetas, evangelistas e mestres. Há aqueles que foram chamados para servirem à mesa, à viúva, ao órfão e ao estrangeiro. Aqueles que foram separados para missões, ou para ouvirem e aconselharem seus irmãos…

Enfim, há um trabalho especial para cada um de nós no Reino de Deus, do qual 1- prestaremos contas do seu desenvolvimento (ou não), bem como da sua qualidade; 2- receberemos recompensas na eternidade, onde não perecem, a depender daquela qualidade.

Apesar de prontamente conhecer o seu chamado, Moisés apresentou inúmeras desculpas ao Senhor, para não cumpri-lo, até que Ele se irou.

E nós, temos irado a Deus com as nossas desculpas ou temos trabalhado segundo nossa missão?

Lembrando que, cabe a cada um de nós buscarmos no Senhor o trabalho que devemos desenvolver!!

Oração: Deus, uma vez que recebemos teu Filho como nosso Senhor, queremos servi-Lo, cumprindo a missão que tens para cada um de nós. por isso, hoje, te pedimos ajuda-nos a pregarmos o Evangelho àqueles que nos rodeiam, por meio das nossas palavra e comportamentos. Revela-nos, também, Deus, o chamado específico que tens para nós. Não queremos mais te apresentar desculpas, mas trabalho conforme os dons e talentos que recebemos de ti. Oramos, e desde já, te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo