O Ministério de Filipe em Samaria
Estudo 10/2021

Por, Pr. Marcos Valério Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 8:1-25
Introdução

Estudamos na semana anterior, a perseguição e a morte de Estevão, por apedrejamento, tornando-se o primeiro mártir da igreja.

Logo após a sua morte, uma grande perseguição também passou a acontecer contra todos os irmãos da Igreja em Jerusalém, destacando a pessoa de Saulo como um dos instrumentos desse levante.

Sobre essa perseguição promovida por Saulo, iremos estudar nas próximas semanas.

Em razão da perseguição que acontecia, uma grande parte dos irmãos da Igreja de Jerusalém foram forçados a saírem da cidade e se mudarem para outros lugares.

De uma certa maneira, a perseguição que se insurgiu contra a Igreja acabou por contribuir para a expansão do Evangelho de Cristo, pois os irmãos acabaram sendo forçados a saírem do conforto que se encontravam e se espalharem para outras regiões, conforme era a ordem dada por Jesus no sentido de que o Evangelho deveria ser levado a todo o mundo.

Os irmãos não apenas fugiram de Jerusalém, mas por onde foram dispersos pregaram a Palavra de Deus.

Nesse contexto, temos o destaque da história de Filipe, que vai até a cidade de Samaria, onde realizou uma grande evangelização.

O livro de Atos dos Apóstolos inicia-se com a ordem de Jesus (Atos1.8) de que o Evangelho deveria ser anunciado em Jerusalém, em toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra.

Com a perseguição aos irmãos em Jerusalém, a ordem de Jesus começou a ser cumprida, pois foram forçados a sair de Jerusalém, se espalhando por toda a parte e dessa maneira alancando as regiões da Judéia.

Filipe entretanto, vai um pouco além, chegando até Samaria.

Neste estudo iremos conhecer um pouco do ministério de Filipe, a pessoa que Deus usou nesse grande trabalho.

De Diácono a Evangelista

Na narrativa de Atos 6.5 encontramos o registro de que Filipe fora separado e consagrado ao ministério da diaconia.

Com a perseguição da Igreja em Jerusalém, Filipe é conduzido pelo Senhor a um avanço ministerial, passando a realizar o trabalho de evangelista.

É interessante que Filipe exerce o ministério de evangelista de uma maneira muito eficaz, alcançando um excelente resultado. Encontramos na narrativa do texto e na pessoa de Filipe, várias características desse importante ministério.

Aprendemos com isso, que todos somos chamados a exercer o chamado de Deus e após começarmos a cumpri-lo, se o fizermos com esmero e dedicação, Deus vai nos capacitando e direcionando para coisas maiores.

Devemos buscar o crescimento espiritual e ministerial, servindo assim ao Senhor e a sua Igreja, pois esse é o propósito de Deus para todos nós.

É importante observar que Filipe não foi escolhido pelas pessoas para exercer o ministério de evangelista, ele apenas deixou fluir o que estava em seu coração e Deus o usou de uma maneira extraordinária.

Nós também precisamos deixar arder dentro de nosso coração, o desejo de realizar as obras de Deus, sempre com o intuito de alcançar vidas levando-as a salvação em Cristo Jesus.

Pregando em Samaria

Vs. 5 – “Filipe, descendo a cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo”.

A cidade de Samaria fora no passado a capital de Israel, o Reino Norte, mas foi totalmente destruída pelo Império Assírio, em 721 a.C.

Samaria tornou-se uma região em Israel, entre a Judeia e a Galileia e nessa região viviam os chamados samaritanos

Os estudiosos tem identificado a cidade de Samaria, dos tempos de Jesus, como Siquém ou Sicar, lembrando que próximo a Sicar Jesus teve o diálogo com a mulher samaritana (João 4).

Alcançar Samaria era equivalente a alcançar toda uma região em Israel e além disso um povo, com costumes e características, um pouco diferente dos judeus.

É importante observar que o centro da mensagem pregada por Filipe era CRISTO: “… anunciava-lhes a Cristo” (vs. 5).

O trabalho do evangelista é pregar sobre a pessoa de Jesus e levar as pessoas a conhecê-lo como o Salvador de suas vidas.

Muitos milagres passaram a acontecer através desse ministério, havendo libertação de pessoas oprimidas por espíritos imundos e até cura de paralíticos e de coxos, de maneira que houve grande alegria na cidade.

Os milagres e sinais são fatos comuns no ministério do evangelista, pois dessa maneira Deus atrai as pessoas para ouvir a pregação e confirma que a mensagem pregada é verdadeira.

Filipe conseguiu reunir multidões de pessoas para ouvirem a mensagem que pregava e a cidade foi atingida, havendo grande número de conversões.

As pessoas que se convertiam eram batizadas (vs. 12), confirmando assim que haviam aderido a fé cristã.

Como é maravilhoso ver histórias como essa, onde muitas vidas são alcançadas para Jesus. Podemos e devemos sonhar, com muitas cidades e regiões que ainda não foram atingidas de forma eficaz, possam também receber a pregação do evangelho transformador.

A Conversão de Simão, o Mágico

Vs. 9 – “Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto”.

Simão era um mágico e com as suas práticas ele iludia o povo, fazendo que acreditassem que ele era uma pessoa muito poderosa.

Entretanto, quando Simão viu os genuínos milagres acontecendo através do ministério de Filipe, ele mesmo creu, abraçando a fé e sendo batizado.

A conversão de Simão, tornou-se um fato importante naquele momento, pois aquele que se dizia ser “o Grande Poder”, se curvava e reconhecia que Poderoso mesmo é Jesus.

Simão sabia que suas práticas eram apenas ilusórias, uma arte que enganava as pessoas, mas os sinais que aconteciam através de Filipe eram verdadeiros e autênticos.

Muito embora Simão estivesse acostumado a usar o dinheiro para comprar a influência, acabou aprendendo que as coisas espirituais vindas de Deus não são assim adquiridas. Ele foi severamente repreendido pelos apóstolos e se arrependeu do que havia pretendido.

Aprendemos que todos precisam conhecer a Jesus. Não há ninguém tão importante ou tão distante que não possa ser transformado pela obra redentora de nosso Salvador.

Recebendo o Espírito Santo

Vs. 14,15 – “…Pedro e João, os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo”.

A notícia de que a cidade de Samaria estava sendo sacudida pela pregação de Filipe e que muitas pessoas estavam se convertendo, chegou até Jerusalém e de lá os apóstolos Pedro e João, foram participar dessa obra missionária.

Os apóstolos foram instrumentos de Deus para orar pelos novos convertidos, impondo as mãos para que recebessem o Espírito Santo.

Esse ato deve ser entendido como sendo o “batismo com o Espírito Santo”.

Ao se converterem as pessoas passam a ser habitadas pelo Espírito Santo, pois a conversão já é uma ação do Espírito sobre a vida de uma pessoa. No entanto, a imposição de mãos pelos apóstolos trazia uma experiência espiritual de ser cheio do Espírito Santo, certamente com a manifestação de dons espirituais.

Com a imposição de mãos pelos apóstolos, as pessoas recebiam o Espírito Santo e consequentemente acontecia algo maravilhoso de maneira que levou a Simão, o mágico a ter o desejo de poder comprar esse poder, para ser capacitado a fazer o mesmo.

Ser cheio do Espírito Santo e receber os dons de Deus é maravilhoso e deve ser buscado através de uma vida de oração e de fé. A imposição de mãos, por homens de Deus, continua sendo uma maneira de Deus manifestar sua Presença e a sua Glória.

O batismo com o Espírito Santo não é uma opção, mas uma necessidade da Igreja.

Ser cheio do Espírito Santo nos leva a uma vida plena da presença de Deus, capacitando-nos a ser testemunhas de Cristo e a frutificar, manifestando o fruto do Espírito em nosso caráter.

Importante observar, que embora o ministério de Filipe tenha reunido multidões de pessoas, realizado muito milagres, levado milhares de pessoas a conversão a Jesus e ao batismo nas águas, não era um ministério completo.

A Bíblia não nos ensina a existência de um ministério único ou completo, mas fala de um multi-ministério, sendo cada ministro capacitado para exercer uma parte, completando assim um ao outro o que deve ser feito. Somos um corpo em Cristo Jesus e cada membro tem uma função e na junção de todas as funções, o corpo se torna perfeito.

Grande Alegria na Cidade de Samaria

Vs. 8 – “E houve grande alegria naquela cidade”

Com a pregação evangelística promovida por Filipe, a cidade foi tomada de alegria.

As pessoas estavam sendo libertas e curadas, tanto fisicamente como espiritualmente, pois o evangelho de Jesus traz cura para a alma.

O impacto da mensagem pregada trouxe uma grande alegria ao coração de todos.

O peso do pecado e das opressões malignas foram retirados e a alegria fluiu naturalmente.

É assim que continua acontecendo. A verdadeira alegria somente é experimentada através da salvação.

Quando um pecador se arrepende há alegria até nos céus.

A tristeza de coração demonstra que há algo errado, pois a presença de Deus traz alegria.

Deus nos chamou a ser promotores de alegria, pregando a salvação em Cristo Jesus

Conclusão

Filipe é um exemplo para todos nós. Ele não se conformou apenas com o fato de estar salvo. Sentia-se compromissado com aqueles que estavam perdidos. Ele sabia que poderia levar o evangelho que conheceu a outras pessoas e Deus fez dele um instrumento para levar a mensagem da salvação a uma cidade inteira.

Certamente Deus colocou no coração de Filipe a visão de alcançar a cidade de Samaria e ele se dispôs.

Quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus, o Senhor nos capacita e nos usa para realizar grandes coisas para o Reino de Deus.

Você está pronto?

Vamos Pensar um Pouco
  1. – Qual a principal mensagem que a Igreja tem para pregar?
  2. – Você já sabe qual é o seu chamado e ministério na Igreja?
  3. – Você está desempenhando o seu ministério? Se não, porque?
  4. – Você considera o seu ministério importante para o Reino de Deus?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo