De Volta ao Lamaçal

Versículo: “A porca lavada volta a revolver-se na lama”.2 Pedro 2:21

Aplicação: O versículo acima refere-se a um provérbio da época.

Na Palavra de hoje, o Apóstolo Pedro nos ensina que, uma vez que conhecemos ao Senhor, devemos viver como Jesus viveu; ou seja, em santidade.

Sermos santos significa nos separarmos das iniquidades, do mundo e seus prazeres.

De maneira alguma quer dizer que nunca mais pecaremos, porque a nossa natureza é inclinada para o mal desde o nosso nascimento.

Contudo, eles passam a ser acidentes nas nossas vidas e, logo, nos geram arrependimento, devendo ser confessados e abandonados pelo crente verdadeiro.  

Além disso, quando recebemos Jesus como Senhor das nossas vidas, o seu Espírito passa a habitar em nós, e Ele sempre nos aponta a um Caminho de santidade, nos empoderando a não cairmos em tentações.

Dessa forma, quando temos uma vida no altar de Deus, nos relacionando com Ele, a cada dia, nos tornamos mais santos e capazes de vencermos às tentações as quais somos submetidos.

Ocorre que existem pessoas que, apesar de terem sido resgatadas do reino das trevas, libertas do pecado e de terem conhecido a Cristo, deixam-se emaranhar e se escravizar novamente pelos pecados, são a essas pessoas que o provérbio supramencionado se refere.

De acordo com as Escrituras, elas estão em uma situação pior do que antes e, teria sido melhor que nunca tivessem conhecido o Caminho da justiça do que, conhecendo-O, rejeitarem a ordem recebida para viverem de modo santo.

Ou seja, é sim possível perdermos a salvação. Recebermos Jesus como o Senhor das nossas vidas consiste apenas no primeiro passo para herdarmos a vida eterna. Sem ele, é impossível que isso ocorra.

Todavia, depois de estarmos Nele, devemos andar como Ele andou, isto é, em santidade e obediência à Palavra do Pai.

Foi por essa razão que Jesus alertou a seus discípulos e a nós para vigiarmos e orarmos para não cairmos em tentação e o Apóstolo Paulo instruiu aqueles que pensam estar de pé, terem cuidado para não cair.

Porque é possível que, no meio do percurso, percamos o foco, tirando os nossos olhos do alvo, nos envolvendo com os prazeres e com as prioridades terrenas; e venhamos a nos desviar para atalhos largos que não nos levam ao céu, para o qual o Caminho é estreito.

Com isso, estejamos em constante relacionamento com Deus, a fim de termos o nosso caráter forjado e sermos conformados à imagem do seu Filho. Essa é a ÚNICA maneira de não regressarmos ao lamaçal do qual Ele nos tirou.

Oração: Senhor, hoje, queremos nos arrependermos dos nossos pecados (confessar cada um deles por nome) e pedir para que nos ajude a sermos santos, como Jesus o foi. Precisamos ouvir a voz do teu Espírito que sempre nos aponta do teu Caminho e nos capacita a vencermos às tentações. Ajuda-nos nessa jornada, para que, ao final, recebamos das tuas mãos a coroa da justiça, reservada aos filhos que prevalecerem até o fim. Oramos em nome de Jesus. Amém.

No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo