Versículo: “Quando Sete chegou à idade adulta teve um filho e o chamou de Enos. Nessa época, as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor”. Gênesis 4:26
Aplicação: Depois de terem pecado contra o Senhor, Adão e Eva foram expulsos do paraíso e de sua presença, já que Ele não compartilha das nossas transgressões.
Eles tiveram relações sexuais e geraram Caim e Abel.
O primeiro não se preocupava com o Senhor; Abel, porém, O temia e, para adorá-Lo, Lhe entregou das primícias de seu rebanho. Já Caim só apresentou sua oferta no tempo oportuno.
Segundo as Escrituras, Deus aceitou Abel e suas ofertas, mas rejeitou o primogênito. Isso fez com que ele tivesse inveja do seu irmão e, por isso, o matou.
O Senhor fez justiça àquele sangue derramado expulsando Caim de sua presença. Nesse tempo, não há relatos na Bíblia de pessoas que temiam e adoravam a Deus.
O primeiro casal teve, então, mais um filho, Sete, que gerou Enos e, nessa época, as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor.
Notamos que, se por um lado os nossos pais tinham um relacionamento pessoal e diário com o Todo Poderoso; por outro, e pós queda, ele se esfriou nas gerações seguintes.
Isso aconteceu porque as nossas transgressões nos afastam do Senhor, de modo que a nossa carne rejeita tudo que é santo e puro.
Apesar disso, o nosso misericordioso Deus sempre levanta pessoas dispostas a invocarem Seu nome.
Vivemos num tempo semelhante ao supramencionado.
Se por um lado as pessoas estão se esfriando cada dia mais distante do Senhor; por outro Ele tem despertado na sua Igreja outros que anseiam um avivamento.
A questão é: de que lado nós estamos?
Se nos deixarmos influenciar pelos “cains” modernos, certamente, seremos expulsos, eternamente, da presença de Deus.
Todavia, se abrirmos os nossos corações, o Espírito Santo nos despertará para fazermos parte de uma geração que busca fervorosamente ao Senhor.
E, de acordo com as Escrituras, onde Ele é invocado, ali se faz presente para nos levar ao arrependimento dos nossos pecados, ministrar perdão sobre as nossas vidas, transformar o nosso caráter, encher os nossos corações, nos curar e operar milagres e maravilhas no nosso meio.
Você pode sentir essa presença agora mesmo, onde você está, apenas invoque o nome do Senhor Jesus, de todo seu coração, e o convide para entrar. Certamente, Ele entrará e ceiará com você.
Minha oração é para que façamos parte da geração de Sete, que clamou e temeu ao Todo Poderoso.
Oração: Pai, hoje, queremos invocar o seu nome cientes de que, onde o Senhor é chamado o está e, diante da sua presença, queremos nos comprometer a sermos uma geração que busca por mais de ti e leva teu nome aos que ainda não creem. Não queremos fazer parte dos indiferentes, que pecam contra a tua santidade e são expulsos da tua presença. Espirito Santo, queime os nossos corações e nos leve, a cada dia, a uma intimidade maior com o nosso Pai. Oramos em nome de Jesus. Amém.
No instagram tenho postado vídeos diários, me acompanha lá também: https://www.instagram.com/