Estudo 11/2021
Por, Pr. Marcos Valério Fernandes
Texto Para Leitura: Atos 8:26-40
Introdução
Filipe estava em Samaria realizando uma grande obra missionária que abalava a cidade, levando uma multidão de pessoas a crer em Jesus e a serem batizadas. Grandes milagres aconteciam e pelas mãos dos apóstolos Pedro e João, os novos convertidos recebiam o Espírito Santo.
Estava acontecendo uma campanha evangelística de grande proporção, que se tornaria modelo para todas as demais.
No meio desse mover de Deus, Filipe recebe a mensagem de um anjo de Deus orientando-o a ir para o lado Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza.
A orientação do anjo de Deus poderia parecer uma loucura, pois se Filipe estava numa grande cidade, rodeado por multidão de pessoas interessadas no evangelho, conseguindo assim grandes resultados em conversões de vidas, como poderia deixar aquele local para ir a um lugar deserto?
Entretanto, Filipe sem questionar a ordem, obedeceu e foi ao local indicado, onde encontrou uma carruagem, na qual se encontrava um etíope, alto oficial da rainha Candace, que estava voltando de Jerusalém e lendo o livro do profeta Isaias.
Começa então um diálogo que irá levar o etíope a crer em Jesus e a ser batizado.
Neste estudo iremos buscar compreender a importância do que aconteceu e como Deus direcionou o seu servo para uma grande conquista.
Quem era o eunuco?
Vs 27 – “Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém”.
No passado era prática comum, nas nações idólatras, que os seus reis mandassem castrar homens para que os servissem em seus palácios.
Geralmente, os eunucos eram colocados para cuidarem do harém, outros, entretanto, alcançavam altas posições dentro dos palácios. Muitos deles até mesmo possuíam sua origem vinda da nobreza, eram cultos e muito bem preparados.
O eunuco encontrado por Filipe, era alto oficial de Candace, rainha da Etiópia, atuando como superintendente de todo o seu tesouro. Logo, era ele quem cuidava de todas as riquezas daquele país. Portanto, era uma pessoa de muita importância e grande influência na Etiópia.
Esse etíope viera até Jerusalém para adorar ao Senhor e depois de tê-lo feito, voltava a sua terra levando consigo um rolo do livro do profeta Isaías.
Os livros da Bíblia eram manuscritos e feitos em rolos com peles de animais, sendo de alto preço e de difícil aquisição. Poucas pessoas teriam conseguido obter uma preciosidade como aquela.
Embora aquele eunuco não fosse da nação de Israel, ele viera de muito longe para adorar ao Deus de Israel, pois havia em seu coração uma sede por conhecer ao Verdadeiro Deus.
Não importa as marcas, as cicatrizes, as lutas, os problemas ou adversidades que alguém possa ter enfrentado. Deus está a procura de pessoas que tenha sede e fome de conhecê-lo.
Se havia interesse naquele etíope em conhecer a Deus, a ponto de realizar uma enorme viagem, de aproximadamente 4.000 km até Jerusalém (distância só de ida, lembrando que ainda teria que voltar o mesmo caminho), por outro lado, Deus enviou um anjo dos céus até a terra, para que Filipe o principal evangelista daquele momento, deixasse uma grande concentração missionária e fosse até ele para explicar o evangelho de Cristo.
É assim que também hoje acontece, conforme as promessas da Palavra de Deus: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros” (Tiago 4.8).
Compreendes o que vens lendo?
Vs 30 – “Correndo Filipe, ouviu-o a ler o profeta Isaias e perguntou: Compreendes o que vens lendo?”
Filipe sob a direção do Espírito Santo, ao ver aquele carro na estrada aproximou-se e percebeu que o etíope estava lendo o livro de Isaías. A pergunta de Filipe é estratégica, iniciando a oportunidade para uma boa conversa.
O eunuco respondeu a Filipe, como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe para que subisse ao carro e sentasse junto dele.
Muito embora o eunuco fosse uma pessoa culta, a interpretação do texto profético era difícil para ele, pois estava-se iniciando no conhecimento das Escrituras Sagradas.
Da mesma maneira, hoje o mesmo também acontece com as pessoas que estão chegando a Igreja e não conhecem a Bíblia. Textos bíblicos que nos parecem muito fáceis, costumam serem de difícil entendimento para outras pessoas.
Ter alguém para explicar ou elucidar um texto da Bíblia é muito importante para quem está começando a estudar as Escrituras Sagradas. Nesse sentido a Escola Bíblica Dominical, o discipulado e as reuniões de Células são ferramentas inigualáveis para o ensino e o preparo de novos convertidos, além de acrescentar constantemente o conhecimento de todos, inclusive dos mais experientes.
Anunciou-lhe a Jesus Cristo
Vs 35 – “Então Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus”.
O eunuco estava lendo o texto de Isaías 53.7-8 que diz: foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca …
Filipe começou explicando sobre esse texto, levando o eunuco a compreender que se referia a pessoa de Jesus Cristo, que como uma ovelha inofensiva, que morre sem gritar, ele entregou a sua vida por todos nós.
Muito importante observar que o evangelista sempre tem uma mensagem central. Poderá iniciar falando sobre qualquer assunto, mas sempre finalizará apontando Jesus Cristo como o único Salvador.
No tempo presente muitos assuntos interessantes poderão ser tratados pela igreja, todavia, nunca poderemos perder o nosso foco principal, de anunciar a Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, tornando-se o único Senhor e Salvador, para todo aquele que nele crê, tenha a vida eterna.
Devemos fugir da armadilha de substituir o genuíno evangelho por outros assuntos que são apenas entretenimentos.
Não podemos aceitar a situação de muitos pregadores que apenas motivam seus ouvintes, com mensagens empolgantes, mas que não leva ao arrependimento, a mudança de vida e a volta do pecado em direção a Deus, através de Jesus.
O centro de nossa mensagem é Jesus Cristo e nenhum nome ou pessoa poderá substituir e ocupar esse lugar.
A conversa de Filipe com o eunuco deve ter durado apenas poucas horas, todavia, foi o suficiente para que fosse ensinado sobre arrependimento, batismo, fé em Jesus, divindade de Cristo e muito mais.
Podemos identificar que ao final dessa conversa, o eunuco tinha pleno conhecimento de todo o evangelho e estava pronto para o próximo passo.
O que me impede de ser batizado?
Vs. 36 – “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?”
A conversa de Filipe com o eunuco tinha surtido grande efeito e gerado o novo nascimento daquele homem.
Quando a pessoa nasce de novo, logo há um desejo em seu coração, o de ser batizado, cumprindo a ordem de Jesus.
No caminho por onde iam encontraram um lugar em que havia água e o eunuco pediu para ser batizado. Ele sabia que era o momento certo, sua grande oportunidade de assumir a sua fé cristã.
Filipe lhe responde dizendo que o batismo é para os que creem de todo o coração.
O eunuco por sua vez faz uma linda declaração de fé: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
Com essa declaração de fé, ambos desceram as águas do batismo e Filipe batizou o eunuco, que se tornou o primeiro Etíope cristão.
Um ponto muito importante precisamos destacar nesse episódio: o batismo é para os que creem de todo o coração.
Jesus já havia dito que todo aquele que crer e for batizado será salvo (Marcos 16.16).
Ninguém deve ser batizado sem que antes tenha crido de todo o coração que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.
O primeiro passo para se tornar cristão é crer de todo o coração em Jesus e o batismo é o passo seguinte, confirmando de forma visível a fé que está dentro dela.
Se alguém foi batizado sem antes ter compreendido a sua fé em Jesus, o seu batismo foi mera formalidade e sem valor.
O exemplo do eunuco é extraordinário, pois demonstra que a sua conversão fora genuína, havendo tomado uma posição de imediato, sem medo das consequências que poderiam lhe ocasionar.
Não podemos deixar de registrar que ele prosseguiu o seu caminho, após o batismo, cheio de jubilo, certo de que tinha recebido a salvação de sua alma.
A Recompensa de Filipe
Vs. 39 – “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco;”
Filipe tinha deixado a cidade de Samaria e se dirigido até a região ao sul, no caminho de Jerusalém a Gaza, no deserto da Judeia, tendo certamente feito esse percurso a pé, como era o costume e os recursos da época.
Após se encontrar com o eunuco, viajou de carruagem por uma certa distância no sentido a cidade de Gaza.
Após batizar o eunuco, a missão de Filipe estava concluída, mas ele teria que retornar, havendo um longo caminho a percorrer.
Deus em sua infinita misericórdia e bondade, agraciou o seu servo, que tinha agido com inteira obediência, com uma experiência inacreditável.
Filipe foi arrebatado pelo Espírito Santo e transportado até a cidade de Azoto, que ficava cerca de 30 km de distância de Gaza.
Que experiência maravilhosa ele teve. Os cientistas vivem estudando se é ou não possível que isso um dia possa acontecer, entretanto, de forma sobrenatural, Filipe pode voar nas asas do Espírito Santo para uma nova etapa de trabalho na obra de evangelização, pois a sua missão ainda não estava concluída.
Quem dispõe em colocar a sua vida nas mãos do Altíssimo sempre estará experimentando coisas novas e maravilhosas, pois o nosso Deus é Deus de Poder.
Conclusão
Muito embora o texto não diga, a evangelização do eunuco foi fato marcante para que a Etiópia pudesse conhecer o evangelho de Jesus Cristo.
Com a volta do eunuco a Etiópia, acredita-se que houve a propagação do evangelho naquele país.
O Espírito Santo tinha o conhecimento da importância daquele homem para a Etiópia, bem como do seu potencial em levar a mensagem do evangelho ao seu país, razão pela qual, Deus retirou Filipe do lugar em que se encontrava para uma missão muito maior.
VAMOS PENSAR UM POUCO
- – Você já se imaginou sendo arrebatado por Deus?
- – Você já encontrou na Bíblia outros personagens que tiveram essa experiência de ser arrebatado? Quais?
- – O eunuco se tornou uma ponte para a chegada do evangelho a Etiópia. Você acha que existem pessoas que se tornam como uma ponte para a chegada do evangelho a famílias ou cidades?
Muito bom esse estudo
Glória a Deus!
Muito claro e edificante! que o Senhor continue te usando!
Amém, Deus o abençoe
Gostei muito desse estudo. Deus continue te abençoando poderosamente. Toda glória seja para Deus!
Glória Deus! Senhor a abençoe
Muito bom o texto!
Glória a Deus!!
Muito bom esse estudo com ele conseguimos entender a importância de um missionário capacitado pelo espírito santo de Deus.
Glória a Deus!
Excelente trabalho, parabéns pela objetividade e conhecimento dobre a matéria.
Glória Deus!
Que a graça do Senhor possa cada dia mais lhe dar sabedoria para levar a todos quantos te ouvirem a tomar uma decisão cão lado de Cristo. Muito bom. Deus abençoe.
Que a graça do Senhor possa cada dia mais lhe dar sabedoria para levar a todos quantos te ouvirem a tomar uma decisão ão lado de Cristo. Muito bom. Deus abençoe.
Amém!!!