Versículo: “É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que Ele nos prometeu.” 2 Coríntios 1:21
Aplicação: Nascemos condenados à morte física e espiritual. Isto é, nascemos destinados ao inferno, por causa dos nossos pecados.
Contudo, a vontade de Deus é que sejamos salvos e, para que isso fosse possível, deu-nos Jesus, seu Único Filho. Ele morreu na cruz no nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.
Assim, quando cremos nessa obra redentora de Cristo por nós e nos apoderamos dela, somos salvos e livres daquela condenação eterna (inferno).
Mas, para que recebamos, ao final, a coroa da vida, é necessário que permaneçamos firmes em Jesus, do contrário, teremos os nossos nomes apagados do Livro da Vida (Salmos 69:28).
De modo que terminar a caminhada cristã bem, ou seja, com Cristo; é melhor do que começa-la bem (e terminar mal)!
O fato é que isso nem sempre é tarefa fácil, especialmente no contexto mundial que vivemos, em que os valores, princípios e a Verdade foram relativizados.
Por essa razão, o Apóstolo Paulo nos ensina que para nós sozinhos é impossível perseverarmos, mas o Espírito Santo, que mora em nós, nos capacita a permanecermos firmes em Cristo.
Ele faz isso nos convencendo, diariamente, dos nossos pecados e nos conduzindo ao arrependimento.
Ele faz isso quebrantando os nossos corações, levando-nos a confessar ao Senhor os nossos pecados.
O Espírito Santo nos habilita a perseverarmos firmes em Jesus ajudando-nos a abandonar as nossas transgressões (de estimação).
Ele faz isso aconselhando-nos a perdoar os nossos irmãos (já que Jesus nos perdoou de pecados muito piores).
O Espírito Santo nos capacita a prevalecermos firmes em Cristo ministrando o amor do Pai aos nossos corações.
Ele faz isso nos santificando e nos purificando para o Senhor.
E, principalmente, Ele faz isso nos lembrando da recompensa eterna que teremos por perseverar: eternidade com o Pai e o Filho no céu.
“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. (2 Coríntios 2:9).
Ademais, Ele mesmo é a garantia de que somos propriedades de Jesus, porque só habita naqueles O receberam como Senhor e Salvador das suas vidas.
Quando o Filho de Deus voltar para buscar a sua Igreja, só irão com Ele (ao céu) aqueles que tiverem o selo, a saber, o Espírito Santo, porque é Ele quem testifica que somos filhos de Deus, herdeiros da promessa.
Por isso, não podemos brincar de ser crentes. Ir aos cultos, integrar um ministério, profetizar e expulsar demônios no nome do Senhor não leva ninguém à Jerusalém Celestial (céu), se não tiver o símbolo de propriedade de Deus, o Espírito Santo.
Oração: Senhor, obrigada pelo privilégio que temos de habitar em nós por meio do teu Espírito. Sabemos que somos incapazes, mas, através do Espírito Santo, o senhor nos ajuda a perseverarmos firmas em Cristo até o fim, porque só assim alcançaremos a coroa da vitória. Se não fosse o Senhor, a tua misericórdia e graça estaríamos perdidos. Obrigada por colocar em nós o teu selo, porque assim podemos ter certeza que naquele terrível dia, nosso nome será encontrado no livro da vida e estaremos eternamente ao teu lado. Oramos e, desde já, te agradecemos em nome de Jesus.