Vale de Ossos Secos

Sabemos que esse texto contém profecias que são específicas para a nação de Israel, todavia, é possível que façamos uma aplicação pessoal delas também.

A cena do vale de ossos secos pode corresponder à nossa vida espiritual que pode estar mais ressequida do que aqueles ossos, apesar de estarmos, semanalmente, frequentando os cultos e fazendo a obra de Deus.

O livro de Mateus, capítulo 7, versículos 22 e 23, nos informa que no dia do Senhor muitos dirão: Senhor, Senhor, no teu nome não profetizamos? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?? Então, Ele responderá: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal.

O livro de Apocalipse, capítulo 2, versículos de 1 ao 4 nos informa ainda que o Senhor falou à Igreja de Éfeso: Conheço as tuas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs a prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimento por causa do meu nome, e não te, desfalecido. Porém, contra você tenho isto: você abandonou o primeiro amor.

Ou seja, em ambos os textos a repreensão do Senhor não é dirigida às pessoas do mundo, mas aos servos do Deus Altíssimo, aos que estão dentro das Igrejas, como eu e você.

Aliás, o texto de Apocalipse é claro em afirmar escreva à Igreja. E a sentença do Senhor é: apartem-se de mim, pois nunca(…) , não se tratam de pessoas do mundo, muito pelo contrário, se tratam de pessoas que estão servindo, que estão dentro das igrejas, que estão profetizando em nome de Jesus, que estão expulsando demônios em nome de Jesus, que estão fazendo milagres em nome de Jesus… e mesmo assim no grande dia o Senhor lhes diz eu nunca os conheci!!!!!!!

O trecho de Apocalipse se refere à carta que o Senhor mandou especificamente para A IGREJA! Aparentemente, era uma igreja cheia de pessoas que estavam firmes com Cristo, que não toleravam o mal, que até passaram sofrimento por causa do Senhor, e mesmo assim o Senhor diz ARREPENDAM-SE! LEMBREM-SE DE ONDE CAÍRAM E VOLTEM AO PRIMEIRO AMOR, PRATIQUEM A OBRA QUE VOCÊS PRATICAVAM NO INÍCIO.

O Senhor não está preocupado com a nossa aparência de crente!

Muitas vezes nós estamos na igreja louvando ao Senhor, de mãos erguidas, ouvindo a Palavra Dele, ministrando na escola bíblica, na célula, mas o NOSSO CORAÇÃO, A NOSSA VIDA ESPIRITUAL, A NOSSA COMUNHÃO COM DEUS ESTÃO TÃO RESSEQUIDAS QUANTO OS OSSOS DAQUELE EXÉRCITO DE MORTOS!!

Se nós formos essas pessoas, o Senhor falará pra mim, pra você, pro pastor, pro bispo, pro apóstolo, pro profeta, pro evangelista; seja pra quem for: afasta-te de mim, porque não te conheço!!!! No Evangelho de Mateus Jesus diz a respeito dos fariseus que eram exímios cumpridores da lei: este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim!!

A cena do vale de ossos secos pode corresponder à nossa vida ministerial, que pode estar seca como aquele exército de ossos naquele vale.

Às vezes, nós não somos esses participantes de todos os compromissos da igreja que eu mencionei acima, mas somos aqueles que vão à igreja apenas de domingo à noite e que acham que, por isso, já fizeram a sua parte, NÃO É ISSO QUE O SENHOR ESPERA DE NÓS!!!

O capítulo 5 do Evangelho de Lucas narra o chamado de Pedro. Na ocasião, Simão, “empresta” seu barco para que Jesus pudesse pregar para uma multidão que estava atrás Dele. Depois disto, ocorre a pesca maravilhosa. Pedro, espantado com o ocorrido, se prostra aos pés de Jesus e diz: Senhor, afasta-te de mim, porque eu sou um homem pecador!! Jesus lhe responde: Não tenha medo, de agora em diante você será pescador de homens.

A Palavra diz que, então, Pedro deixou TUDO e seguiu Jesus, tornando-se um dos seus discípulos mais fiéis.

Assim como Pedro, não fomos chamados para nos convertermos apenas, mas para fazermos discípulos de Jesus.

Existem pessoas que possuem chamados específicos para pastorear uma igreja e cuidar das pessoas. Outras, possuem chamado para serem missionárias e viajarem pelo mundo inteiro pregando a respeito de Jesus. Outras, ainda, para serem evangelistas.

Todavia, há um CHAMADO GERAL, para todos os que creram em Jesus: fazer discípulos. Essa é vontade do Senhor para as nossas vidas, que sejamos Seus influenciadores, onde o Ele nos levar. Ele nos chama para sermos pescadores de homens: Portanto, ide e fazei discípulos, batizando-os.

A cena do vale de ossos secos pode corresponder aos nossos sonhos que assim como aqueles ossos no vale estão MORTOS!!  

Às vezes, há muito tempo atrás, tínhamos um sonho em nossos corações, de ter uma casa, de viajar pra algum lugar, de fazer uma faculdade, ou de realizar qualquer outra coisa. Mas, o tempo passou, o trabalho, os filhos, a vida corrida, a falta de condições financeiras nos impediram de realizar aqueles sonhos, e eles morreram dentro de nós. Eles não só morreram, eles se ressecaram.

Apesar de essa ser a condição de muitos de nós, não é o que o Senhor deseja… Ele quer que tenhamos sonhos, que façamos planos, que tenhamos anseios nesta vida.

De modo algum podemos viver no automático, estilo Zeca Pagodinho – deixa a vida me levar, vida leva eu. Se não tivermos metas, nossa vida fica sem sentido, é como se todos os dias nós acordássemos e estivéssemos esperando para morrer, porque sem planos, não temos para onde olhar, para onde caminhar, o que alcançar. Uma vida sem sonhos é uma vida sem sentido.

Contudo, quando sonhamos é diferente, somos motivados a trabalhar e nos dedicarmos para que conquistemos nossos alvos.

As Escrituras nos mostram vários personagens que tinham diferentes sonhos, um deles é Ana que sonhava em ser mãe, ela buscava no Senhor a realização do seu plano que, para ela, era impossível, porque era estéril. Ela tanto buscou, que Deus a abençoou dando-lhe um filho mais do que especial, Samuel.

Foi Deus quem nos permitiu sonhar, e Seu desejo é que façamos isso e mais, que alcancemos nossos planos, sempre buscando Nele a concretização, porque quando consagramos nossos sonhos a Deus, Eles dão certo, são bem sucedidos.

A cena do vale de ossos secos pode corresponder ainda a nossa vida matrimonial, a nossa vida familiar, ao nosso relacionamento com os nossos filhos, a nossa vida profissional, enfim, pode corresponder a qualquer situação do nosso dia a dia que assim como aqueles ossos no vale estão MORTOS!!

MAS, eu quero te dizer que em Deus, nós podemos ter ESPERANÇA.

esperança para nossa vida espiritual, ainda que ela esteja mais seca do que os ossos daquele vale – Jesus disse à igreja de Éfeso: arrependam-se e voltem onde caíram, voltem para o primeiro amor.

E Ele diz a nós também: arrependam-se, e voltem para ao primeiro amor, voltem a um relacionamento com o Senhor, voltem à adoração que agrada o coração de Deus – obediência a sua palavra, um coração contrito, quebrantado e arrependido diante Dele.

Façamos como diz em Mateus 6:6 entremos em nossos quartos, fechemos as nossas portas e em secreto, oremos a nosso Pai. Precisamos restabelecer um relacionamento com Deus, porque ainda que ele esteja mais seco do que os ossos do vale de ossos secos, há esperança.

O Deus que servimos é um Deus que nos deu vida, que entregou seu único filho para restabelecer seu relacionamento conosco, é um Deus de milagres, que transforma inúmeros ossos ressequidos em um exército gigante.

Então, ainda hoje, entremos nos nossos quartos e, assim como Ezequiel, profetizemos vida sobre nosso deserto espiritual.

esperança para nossa vida ministerial – nós não fomos salvos para guardarmos a salvação pra nós, fomos chamados para espalhar as Boas Novas, para influenciarmos as pessoas que estão ao nosso redor.

O nosso ministério a ver com o lugar onde Deus nos colocou, tem a ver com a cidade onde estamos estabelecidos, com o bairro onde moramos, com a igreja onde congregamos, com o lugar onde trabalhamos, com a família onde fomos inseridos.

Portanto, ainda que nosso ministério esteja mais seco do que aqueles ossos, precisamos profetizar vida de Deus sobre Ele, processamos profetizar atuação do Espírito Santo, precisamos clamar por poder, porque é Ele quem nos capacita.

esperança para os nossos sonhos, não podemos desistir diante das dificuldades, não podemos desistir por causa dos “nãos” que recebemos.

O livro de Provérbios ensina que se apresentarmos nossos planos ao senhor, eles darão certo. 

Deus não nos possibilitou sonhas para vivermos decepcionados, mas para conquistarmos a vitória de cada um deles. Ele é um Deus que realiza os nossos sonhos, por isso precisamos profetizar acerca de cada um deles (…) temos que profetizar a respeito do nosso casamento, dos nossos filhos, sobre nossa família, a respeito da nossa casa, da nossa vida profissional, devemos colocar TUDO diante de Deus e não desistir.

Deus realiza sonhos, Ele cumpre as promessas que nos fez, Ele opera milagres. O Deus que deu tendões, músculos, carne, pele, e vida para aqueles ossos secos é o mesmo Deus que nós servimos, é o mesmo que habita dentro de cada um de nós; Ele não muda; portanto, tudo o que pedirmos, nos será dado; porque todo aquele que pede, recebe;  quem busca, encontra;  a quem bate, é aberto; quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir um pão? Se vos que sois maus sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais o vosso pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.

Compartilhe:

8 comentários sobre “Vale de Ossos Secos

  1. A paz do Senhor Jesus Cristo. Obrigado por compartilhar conosco essas revelações dentro do contexto mencionado.
    Abriu minha mente, mim motivou a ser um novo cristão, mim motivo a voltar a profetizar sobre algumas áreas da minha vida e também a crê que ainda existe esperança para meus sonhos que eu havia deixado morrer.
    Que Deus vos abençoe,
    Obrigado.

  2. Que Deus abençoe.
    Todos os dias vivemos em um vale de ossos secos , e precisamos entender que necessitamos do fo Espírito do Senhor Deus para que possamos nos levantar todos os dias e nos erguemos como um exército onde Deus é o capitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo