A Ressurreição de Jesus

Estudo 33/2021

Por, Pastora Lucineia Fernandes

Texto Para Leitura: João 20:1-31
Introdução

A ressurreição de Jesus é o maior milagre da história.

Os quatro evangelhos registraram a ressurreição de Jesus, procurando descrever o grande acontecimento, de maneira que se completam os relatos. Os textos paralelos são encontrados em Mateus 28.1-10, Marcos 16.1-11 e Lucas 24.1-12.

Depois de Jesus ter sido crucificado e morto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, pediu o corpo para Pilatos a fim de realizar o sepultamento.

Jesus foi então sepultado em um túmulo novo, que nunca havia sido usado, feito na rocha e foi colocada uma grande pedra para cobrir a entrada do sepulcro. No local onde ficava o túmulo, havia um jardim.

Jesus morreu na sexta-feira e o sepultaram no mesmo dia, pois o sábado era o dia de descanso para o Judeu. Como o sábado começava no por do sol da sexta feira, Jesus foi sepultado bem à tarde, antes de findar o dia.

João 20.1 relata que as mulheres foram bem cedo no primeiro dia da semana ao túmulo, levando aromas para embalsamar Jesus.

O evangelho de Marcos 16.3 relata a preocupação dessas mulheres em remover a pedra, visto que era muito grande, mas ao chegarem ao túmulo ficaram surpresas, pois viram que a pedra já estava removida.

As mulheres entraram no túmulo e viram que estava vazio. Elas ficaram perplexas, pois lhes apareceram dois varões com vestes resplandecentes que falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. (Lucas 24.5,6).

E, voltando do túmulo, foram anunciar aos discípulos o que havia ocorrido e que Jesus havia ressuscitado.  

Neste estudo veremos alguns dos muitos detalhes da ressurreição de Jesus, procurando extrair lições para as nossas vidas.

A RESSURREIÇÃO DE JESUS PRIMEIRO FOI ANUNCIADA PARA AS MULHERES

No ministério de Jesus as mulheres tiveram uma grande importância.

Elas acompanhavam Jesus por onde Ele fosse. Havia um grupo de mulheres que serviam Jesus nos bastidores, muitas haviam sido curadas e libertas, algumas delas contribuíam financeiramente com o ministério de Jesus (Lucas 8.3).

No momento em que Jesus foi crucificado, as mulheres acompanhavam Jesus e na hora da sua morte elas estavam perto da cruz (João 19.25).

Quando José de Arimateia pediu o corpo de Jesus para Pilatos e foi sepulta-lo, as mulheres acompanharam para ver onde Jesus seria sepultado (Lucas 23.55).

Logo no domingo pela manhã, elas já haviam preparado aromas e balsamos com o intuito de embalsamar Jesus. Podemos notar que elas não estavam com medo dos guardas e nem mesmo dos judeus. Elas se dispuseram a ir no túmulo de Jesus, ainda que tivessem guardas e uma grande pedra impedindo-as de entrarem no túmulo.

A grande notícia foi dada as mulheres, principalmente porque elas sempre tiveram um coração disposto a servir ao Senhor.

Logo após ressuscitar, Jesus apareceu para Maria Madalena (ela havia sido liberta de sete demônios).  

Depois de verem os anjos, ela juntamente com as demais mulheres, foram falar aos apóstolos.

Após, ela volta ao túmulo e permaneceu na sua entrada, chorando, porque não havia compreendido o que de fato havia acontecido.

Jesus a chama pelo nome ¨MARIA¨, ela se volta para olhar e faz uma linda declaração ¨RABONI¨ (que quer dizer mestre).

Podemos ver que esse encontro encheu o coração de Maria Madalena de grande alegria e esperança, quando viu Jesus face a face, viu o Senhor ressurreto.

O Senhor havia recompensado Maria pela sua fidelidade e escolheu ela para anunciar aos discípulos e ao mundo as gloriosas boas novas da ressurreição de Jesus.

Assim como as mulheres no passado serviram a Jesus, hoje também muitas mulheres O têm servido. São mulheres que tem tido um encontro com Cristo e tem suas vidas transformadas. Foram alcançadas com o perdão e a misericórdia de Deus e agora com gratidão, servem ao Senhor com seu tempo, com seus bens e com sua dedicação.

JESUS APARECEU AOS DISCÍPULOS

Lucas 24.13-32, mostra Jesus aparecendo aos discípulos no caminho de Emaús.

Emaús provavelmente estava localizada a 11 km de Jerusalém e dois discípulos estavam indo para aquele vilarejo.

No caminho, falam dos últimos acontecimentos, que para eles era a morte de Jesus. Quando Jesus aparece e começa a falar com eles, os olhos deles estavam como impedidos de O reconhecer.

Eles estavam tristes e sem esperança, esperavam que Jesus iria redimir a Israel. Já era o terceiro dia após a morte de Jesus e eles estavam sem alento. Jesus então começou a explicar as Escrituras e discorrer por todos os profetas, e tudo que o Cristo iria padecer.

Podemos ver em Oseias 6.1,2, que ao terceiro dia o Senhor nos levantará.

Eles achavam que a última notícia era a morte de Jesus, mas na verdade, a última notícia era a ressurreição.

E ao entrarem na casa convidaram Jesus para ficar com eles, embora não soubessem que era Jesus que estava ali. Quando Jesus parte o pão e dá a eles, os seus olhos se abriram e reconheceram que era Jesus o tempo todo que com eles estava.

O coração deles ardia quando a Escritura era explicada por Jesus, e no momento da comunhão puderam reconhecer o Mestre.

Da mesma maneira, nos dias de hoje, a comunhão com Jesus é a maneira de podermos conhece-lo melhor.

Naquele mesmo dia, Jesus apareceu para outros discípulos. Eles estavam em Jerusalém e com as portas da casa trancadas com medo dos judeus. Jesus põe-se no meio deles e diz: ¨Paz seja convosco¨.

A princípio, eles acreditavam que estavam vendo um fantasma, e ficaram atemorizados.

A ressurreição de Jesus foi uma realidade física, então, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés perfurados, comeu com eles mostrando que não era um espírito desencarnado, dissipando assim toda a incredulidade.

Da mesma forma que fez com os discípulos no caminho de Emaús também o fez com os discípulos que estavam em Jerusalém expondo as Escrituras Sagradas.

Podemos ver quão importante é o conhecimento das Escrituras Sagradas, em nenhum momento no ministério de Jesus Ele deixou de explicar as Escrituras.

Uma semana depois, Jesus apareceu para Tomé.

Tomé é um dos doze apóstolos, mas não se encontrava quando Jesus apareceu para os demais apóstolos, por isso ele não havia crido na ressurreição.

Diante da incredulidade de Tomé em logo crer, Jesus adverte para que ele não seja incrédulo, mas crente.

Quando Tomé vê o Senhor ressuscitado e conversa com Jesus, fica maravilhado e exclama: “Senhor meu e Deus meu” (João 20.28).

Independentemente de vermos ou não ao Senhor precisamos crer, porque Jesus disse que são “Bem-aventurados os que não viram e creram”.

Hebreus 11.1 – A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

Durante quarenta dias, Jesus apareceu por diversas vezes e em locais diferentes aos seus discípulos, preparando-os para serem testemunhas da sua ressurreição.

A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Em l Coríntios capítulo 15 o apóstolo Paulo discorre sobre a ressurreição de Cristo, demonstrando que foi um fato verídico, inclusive declarando que ele mesmo viu a Jesus ressurreto (vs.8).

Nesse texto Paulo fala da importância da ressurreição de Jesus, asseverando que assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo (vs. 22).

Toda a nossa fé está relacionada ao fato de que Cristo está vivo e ressurreto, pois se Cristo não ressuscitou tudo o que temos crido não tem nenhum valor.

É incompatível a fé cristã sem a ressurreição de Jesus. Com o objetivo de demonstrar a importância da ressurreição de Cristo, Paulo argumenta que se Cristo não ressuscitou:

a) – será vã a nossa pregação (vs.14) – se Jesus está morto não poderá ajudar a ninguém, suas mensagens por mais lindas e profundas que sejam não teriam o poder de salvar alguém.

b) – será vã a nossa fé (vs14) – tudo o que cremos não poderá mudar a nossa vida presente e o nosso futuro.

c) – seremos tidos como falsas testemunhas (vs. 15) – os apóstolos e a igreja de todos os tempos tem ensinado a ressurreição de Jesus. Se não for verdade esse fato, estamos testemunhando mentiras ao mundo. Você acha que se não fosse verdade os apóstolos iriam preferir serem martirizados defendendo esse testemunho?

d) – permanecemos em nossos pecados (vs17) – sem a ressurreição de Jesus os nossos pecados continuariam intactos, não haveria perdão pelos nossos pecados.

e) – os que morrem estariam perdidos (vs. 18) – nada teria valido a pena. Os cristãos seriam os mais infelizes nesse mundo e teriam perdido a vida eterna. Não haveria esperança e nem consolo.

Esses motivos já são suficientes para percebermos que a ressurreição de Cristo é fato muito importante para a nossa fé cristã.

O apóstolo Paulo declara: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem” (vs. 20).

A Bíblia não deixa dúvidas: CRISTO RESSUSCITOU.

A morte de Cristo foi muito importante, satisfazendo a Justiça de Deus, entretanto, o Plano de Deus para a salvação da humanidade se completou com a ressurreição de Jesus, pois foi com esse fato que a morte foi vencida.

Sem a ressurreição de Jesus os mortos não poderiam ressuscitar no futuro.

Por outro lado, a ressurreição de Jesus é a garantia de que um dia os mortos em Cristo também serão ressuscitados.

I Coríntios 15.22-23 – “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda”.

CONCLUSÃO

– Podemos ver neste estudo que a ressurreição de Jesus não foi somente por Ele próprio, mas também por todos nós.

– Em Efésios 2.6 a Palavra de Deus nos diz que “juntamente com Ele nos ressuscitou e com Ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus”.

– Devemos crer na morte de Jesus e também na sua ressurreição. Jesus está vivo e presente conosco todos os dias. Isso nos garante experiências maravilhosas e nos traz grande esperança.

– Todos os grandes líderes religiosos que já morreram, seus restos mortais permanecem em seus túmulos, diferentemente de Jesus, pois o seu TUMULO ESTÁ VAZIO, porque ELE VIVE.

VAMOS PENSAR UM POUCO
  1. Ao ver Jesus ressurreto, Maria Madalena exclamou: RABONI; Tomé disse: SENHOR MEU E DEUS MEU. Quando vermos a Jesus o que falaremos?
  2. O ministério das mulheres nos dias de Jesus foi importante. Qual a importância nos dias atuais?
  3. Quando você ouve a Palavra de Deus, o seu coração arde de fé e esperança?
  4. Como você entende: a ressurreição de Jesus é uma prova da sua divindade?
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo