Pedro É Milagrosamente Liberto da Prisão

Estudo 02/2022

Por, Thaisa Sanches Fernandes

Texto Para Leitura: Atos 12:1-25
Introdução

A morte de Estevão provocou a dispersão dos cristãos de Jerusalém que, amedrontados pelas ferrenhas perseguições, fugiram levando consigo o Evangelho de Cristo até os confins da terra como profetizado por Jesus.

Os discípulos do Caminho, porém, permaneceram em Jerusalém, onde foram presos, maltratados e até mortos por causa das Boas Novas.

O texto nos revela que Herodes havia lançado alguns na prisão, incluindo Pedro, o principal líder da Igreja na época e mandado executar Tiago, irmão de João, a espada. Declarando, com isso, uma verdadeira guerra ao cristianismo.

No entanto, é nesse cenário de morte que vemos o agir do Deus Poderoso que intervém a favor do seu povo.

Herodes

O Herodes mencionado no texto era o Agripa, neto do Herodes, o Grande, que havia mandado matar as crianças em Belém na ocasião do nascimento de Jesus.

E sobrinho do Herodes Antipas, o qual havia mandado executar João Batista e zombado de Jesus.

Ele havia conquistado os judeus que o aceitavam como rei, por isso, percebendo que os religiosos se agravam das perseguições que promovia contra os seguidores do Caminho, as intensificou.

Seu objetivo ao prender Pedro era fazer o mesmo que Pôncio Pilatos havia feito com Jesus: levá-lo a julgamento e executá-lo para exterminar com cristianismo de uma vez por todas, já que Pedro era o principal líder da Igreja de Cristo naquela época.

Notamos, porém, que Deus é Senhor da Igreja e vela por ela, de modo que aquele que desejava sua destruição é que foi publicamente humilhado e destruído sobrenaturalmente por um anjo enviado.

O Reverendo Hernandes Dias Lopes leciona que, na ocasião da sua morte, Herodes, vestindo roupas feitas de fios de prata, as quais resplandeciam com a luz solar, assentado em seu trono discursava ao povo de Tiro e Sidom. Enquanto seus bajuladores o ovacionavam, Herodes enchia seu coração de orgulho.

O povo o aplaudia, o glorificava e declarava que era o próprio Deus quem o falava e não um simples homem. Herodes acolheu aqueles elogios, exaltando-se, deixando de dar glória ao Senhor.

No instante da sua maior exaltação, Deus o derrubou do trono. No momento em que seus bajuladores afirmavam que ele era imortal, Deus cortou o seu fôlego de vida. No mesmo instante que homens o exaltavam, os vermes o devoravam.

Herodes assassinou Tiago e tentou matar Pedro. A retribuição divina para isso e para a aceitação da adoração blasfema decretaram sua morte. Em vez de Pedro ser morto por Herodes, Herodes é que foi morto pelo Deus de Pedro.  

Enquanto isso, a Palavra do Senhor continuava a se espalhar e havia muitos novos convertidos.

A Igreja não pertence a homens, mas a Jesus que vela por ela em todos os momentos. Por isso, lutar contra a Igreja é guerrear contra o próprio Deus e ninguém pode vencê-Lo. Aleluia!

Precisamos estar cientes de que, nos últimos dias, seremos perseguidos por fazermos parte do Corpo de Cristo, mas, a exemplo de Pedro e dos outros discípulos, devemos anunciar as Boas Novas independente das circunstâncias, ainda que em detrimento da nossa liberdade ou da nossa vida, porque o que importa é que a Palavra de Deus seja pregada a tempo e a fora de tempo, pois, em breve, Jesus voltará para buscar sua Igreja Triunfante e nós queremos fazer parte dela. Portanto, preguemos o Evangelho.

O Poder da Oração

Diz as Escrituras que, enquanto Pedro estava no cárcere, a Igreja orava fervorosamente por ele ao Senhor.

A oração é o poder que Deus deixou aos seus filhos. Juntamente com a autoridade do nome de Jesus, com a Sua Palavra e com o jejum constituem nossas armaduras espirituais para enfrentarmos o reino das trevas.

Somos muito bons para apresentarmos ao Senhor as nossas petições (pedidos), e isso é algo legítimo, pois só Ele pode intervir e fazer um milagre nas nossas vidas.

No entanto, precisamos ser melhores ainda para intercedermos a favor dos nossos irmãos que estão presos nas correntes de satanás e pela Igreja do Senhor que sofre com as heresias e com os falsos profetas que tem se levantado em seu meio desvirtuando, totalmente, o Evangelho de Jesus.

Pedro estava no cárcere preso com duas correntes e entre dois soldados. Não tinha nada que ele pudesse fazer para escapar dali, a não ser confiar no livramento de Deus.

Por outro lado, a Igreja estava sendo perseguida, se seus membros aparecessem às autoridades para questionarem a prisão do Apóstolo, certamente, se juntariam a ele e todos morreriam.

Ou seja, naturalmente, eles estavam sem saída. Não tinham, na terra, quem lhes pudessem socorrer. Contudo, confiavam que no céu havia Alguém que podia fazer o impossível acontecer.

Então, reuniram-se às portas fechadas na casa de Maria, mãe de João Marcos, e clamaram o milagre do Deus Todo Poderoso.

A Bíblia afirma que eles oravam fervorosamente, intensamente ao Senhor. Isto é, durante os sete dias que Pedro ficou encarcerado, eles persistiram em suas orações, sem desistir e o sobrenatural de Deus aconteceu: o líder da Igreja foi liberto da prisão por um anjo.

As nossas orações podem abalar os céus e a terra, elas podem atrair o milagre do Soberano libertando os cativos, curando os enfermos, salvando os perdidos, ressuscitando os mortos, enfim nenhuma causa está perdida quando colocada diante Daquele que é onipotente, para O qual não há impossibilidades. Deus pode tudo quanto quiser!!!

Portanto, ore, interceda, clame ao Senhor, porque Ele pode todas as coisas. Não desista de orar. Não deixe de lutar. Deus continua o mesmo e pode nos surpreender, basta confiarmos.

Libertação de Pedro

Pedro ficou preso durante sete dias, porque não se podia julgar e nem executar ninguém no período da Festa dos Pães Asmos e da Páscoa. O plano de Herodes, porém, era matá-lo na sequência.

Para que ele não fugisse foi acorrentado e algemado no cárcere ao lado de dois soldados. Ou seja, o Apóstolo estava de mãos atadas, não havia nada que ele pudesse fazer a não ser confiar no livramento do Senhor.

Durante todos esses dias, a Igreja clamava insistentemente pelo milagre de Deus e Pedro se mantinha sereno mesmo diante da morte iminente.

A Bíblia relata que na noite anterior a seu julgamento, o líder da Igreja dormia entre os soldados que o escoltavam. Em momento algum o vemos desesperado, ansioso, amedrontado, nem mesmo questionando ou desconfiando do Senhor; ele simplesmente descansava.

Ou seja, Pedro estava pronto para morrer por Jesus, como havia declarado tempos atrás para o próprio Cristo. Ele mesmo o capacitou a isso.

No entanto, apesar do Apóstolo estar preparado, ainda não havia chegado o seu tempo. No último momento (na noite anterior a seu julgamento), Deus enviou um anjo para libertá-lo daquelas cadeias.

“De repente, uma luz intensa brilhou na cela e um anjo tocou Pedro para acordá-lo. depressa. Levante-se. E as correntes caíram dos pulsos do Apóstolo. Vista-se e calce as sandálias, e Pedro o obedeceu. Agora vista a capa e siga-me, ordenou o anjo. Pedro deixou a prisão, seguindo o anjo. Passaram o primeiro e o segundo postos de guardas e, quando chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, ele se abriu sozinho. Os dois passaram e foram caminhando ao longo da rua até que, subitamente, o anjo o deixou”.

O mesmo anjo que acordou Pedro, colocou os guardas reais para dormir e executou o milagre ordenado pelo Soberano na sua vida.

A experiência daquele líder foi tão sobrenatural que ele não tinha certeza se estava, de fato, acontecendo ou se era uma visão.

Dessa mesma maneira nós podemos contar com os milagres do Senhor nas nossas vidas: aquilo que é impossível para nós, Ele pode fazer.

Em seu testemunho escrito, o pastor chinês Yun narra uma experiência semelhante a essa. Ele estava preso por anunciar o Evangelho de Jesus.

“Nesse momento, sem que ninguém olhasse para mim, o Espírito Santo falou ao meu coração: o Deus de Pedro é o seu Deus. lembrei-me de que os anjos haviam aberto as portas da prisão para o Apóstolo fugir. (…) De reprende, a corda que prendia meus braços às costas se soltou. Não as tirei, mas as mantive frouxas no lugar. resolvi tentar fugir (…) Com os braços ainda para trás, girei a maçaneta com a boca e sai da sala.  Atravessei o grupo de espectadores no pátio, ninguém me deteve, nem me dirigiu uma palavra. Foi como se Deus os cegasse, e eles não me reconhecessem. Atravessei o pátio (…) livrei-me das cordas.  Os portões da frente estavam trancados, de forma que o único meio de sair era por cima do muro (…) Resolvi pular o muro… Primeiro, pulei o mais alto que consegui na direção do muro. Olhei por cima dele e vi que no outro lado havia uma fossa séptica de 3m de largura. Eu me achava pendurado perigosamente de um lado do muro. De repente, senti alguém me levantar e me lançar para frente. Saltei tão longe que até passei até por cima da fossa. O Deus de Pedro de maneira maravilhosa, me fez pular o muro e escapar. Crio que foi o anjo da minha visão que me levantou. A noite caíra sobre as montanhas. Corri às cegas por colinas e florestas (…) queria me afastar o máximo do posto policial”.

Deus continua o mesmo, Ele não mudou. Aleluia!

Testemunho de Pedro

Liberto, Pedro foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, e testemunhou a todos que estavam reunidos o milagre que o Senhor havia feito em sua vida, livrando-o da prisão e da morte sobrenaturalmente.

Depois, o líder da Igreja retirou-se para outro lugar, o qual a Bíblia não nos informa, mas sabemos ele evangelizou em várias regiões da Palestina, esteve na Antioquia, bem como passou um tempo em Corinto pregando a palavra com sua esposa.

A perseguição da Igreja e aos discípulos abriu as portas do Evangelho até os confins da terra como profetizado por Jesus.

Creio que o testemunho de Pedro abalou profundamente a vida de João Marcos que seguiu Barnabé e Paulo na volta de Jerusalém.

Nós precisamos compartilhar com aqueles que nos cercam tudo quanto o Senhor tem realizado nas nossas vidas, a fim de que eles creiam. O nosso testemunho pode levar pessoas a se renderem a Cristo, a fim de que, como Ele fez em nós, faça nelas também. Testemunhe!

Vamos Pensar um Pouco
  1. Você tem o hábito de interceder por outras pessoas? E pela Igreja de Cristo?
  2. Você tem alguma experiência do poder da oração na sua vida? Compartilhe.
  3. Você costuma testemunhar, especialmente para os ímpios, os milagres que Deus tem realizado na sua vida?
Desafio
4. Leia o livro do pastor Yun: O Homem do Céu e seja abençoado pelo poder do nosso Senhor que continua o mesmo para todo sempre.
Compartilhe:

7 comentários sobre “Pedro É Milagrosamente Liberto da Prisão

  1. Que texto maravilhoso, e é verdade nosso Deus é imutável Ele é o mesmo e sempre será, aleluia, aleluia, aleluia, glória a Deus!🙏🙏

  2. Deus e fiel. Eu creio no meu milagre, pq eu senti desde o primeiro dia q iniciei um propósito c Deus, ei senti q o Senhor enviaria o msm anjo pata me ajudar por um milagre. Hj eu tive ests experiência. A porta q eu queria q fosse aberta, ela vai se abrir e testemunharei este milagre.

  3. Deus está e tem o controle de tudo. O portão da prisão de segurança máxima em que Pedro se encontrava preso foi aberto automaticamente, porque só Deus poderia acionar o controle daquele portão. Graças a Deus que tem o controle da nossa vida, e devemos orar constantemente e colocar tudo nas mãos poderosas do nosso Bondoso Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo